Com 12 pódios, atletas da Associação Maringaense de Arco e Flecha foram destaque no South American Indoor Archery Championship, competição de nível internacional realizada em Campinas, São Paulo (SP), no último final de emana. Os arqueiros trouxeram para Cidade Canção seis medalhas de ouro, três de prata e três de bronze, além de terem quebrado dois recordes mundiais, três recordes sul-americanos e um recorde brasileiro durante a competição. As conquistas foram nas categorias juvenil, infantil, jovem adulto e adulto masculino e feminino. A maior parte do grupo integra o programa de Bolsa Atleta do município.
Os seis campeões sul-americanos foram os atletas Miguel Trossini, Henrique Uemura, Nicholly Tomba, Mikael Silva, Vitória Regina Brito e Felipe Padilha. E os vice-campeões são os arqueiros Arthur Berso, Ana Beatriz Stang e Ricardo Kimura. Os terceiros lugares foram conquistados pelos atletas Junior Trossini, Maria Belai e Luiz Felipe Marques. Em relação aos recordes mundiais, foram dos atletas Miguel Trossini e Henrique Uemura. Dos três recordes sul-americanos, um é do arqueiro Miguel Trossini, outro do Felipe Padilha e outro da arqueira Vitoria Souza Brito. Já o recorde brasileiro também foi conquistado pelo atleta Miguel Trossini, que terminou a competição com três recordes, além de ter sido bicampeão sul-americano.
Segundo o técnico Alcino Trossini Junior, a participação dos 11 atletas no SAIAC 2022 superou as expectativas da equipe maringaense. “Nós sabemos do potencial dos nossos atletas, mas temos que admitir que o resultado final nos surpreendeu muito, porque as conquistas foram muito além do que imaginávamos”, destaca Junior.
Para o Vereador Mario Verri, que acompanha os trabalhos da Amaf há anos no município, é um orgulho para a cidade ter atletas tão comprometidos. “É sempre gratificante ver que temos atletas empenhados no esporte e em levar o nome da cidade cada vez mais longe. Por isso trabalhamos tanto para fomentar políticas públicas para fomentar todas as modalidades esportivas”, reforça Verri.