Masters de Maringá jogam em aniversário do Caveira Rondon

Veteranos da Cidade Canção ligados ao Museu Esportivo participam de evento de confraternização nesta sexta-feira comemorando aniversário do histórico clube que se destacou no noroeste do Estado nos anos 1970

O Maringá

Equipe de Rondon nos anos 1970 com o hoje maringaense Aldi Cesar Mertz, terceiro em pé da esquerda para a direita. Arquivo Pessoal.

 

Amistoso de confraternização nesta sexta-feira (6), em Rondon, será realizado com veteranos do futsal da modalidade em Maringá que jogarão diante do histórico Caveira, time que se destacou na bola pesada nos anos 1970. O evento, a partir de 18h30, tem como finalidade arrecadar doações que serão destinadas para assistência social do município.

Aldi Cesar Mertz, hoje maringaense e bancário aposentado, foi um dos fundadores da agremiação que comemora 55 anos. “Em cidades pequenas não havia competições nas categorias menores e tínhamos dificuldades de jogos locais. Então começamos marcar amistosos na mesma faixa etária (14 a 16 anos) nas cidades vizinhas. No final da década de 60, tivemos a honra de jogar no Ginásio Tarumã de Curitiba, recém inaugurado, e vencemos o Colégio Martinus que havia conquistado o campeonato colegial na categoria infanto-juvenil”, rememora Mertz.

Tetracampeões municiais no período entre 1971 a 1974, os ‘meninos’ do Caveira evoluíram na modalidade e fizeram duelos marcantes com expressões do futsal no Estado à época, como os icônico maringaense Bamerindus e Banestado; Tagliari, de Campo Mourão; Bussadori, de Londrina, além de equipes fortes de Cianorte, Umuarama e Goioerê. No ápice da existência, o Caveira teve destacada participação na Copa Tibagi e em 1974 foi vice da modalidade nos Jogos Abertos do Paraná, em Maringá.

Por Maringá, no amistoso de veteranos, nesta sexta-feira, estarão em ação ídolos do futsal no passado, casos de Serraria, Vilmar, Cido Macarrão, Augusto de Paula, Leandro Tico-Tico e Paulo Gil, só para citar alguns. A mobilização do grupo tem apoio do Museu Esportivo de Maringá.

As atividades do Caveira foram suspensas em 1975,  quando o time parou em função da saída da maioria dos jogadores para estudar ou trabalhar em outras cidades. Em 1982 a modalidade foi reativada na cidade com uma seleção totalmente remodelada. O grupo teve bom desempenho na Copa Tibagi,  superando equipes de Cianorte, Toledo, Umuarama. A equipe acabou eliminada nas quartas de finais  pelo Bussadori, de Londrina, por 5 a 3 em rodada realizada na cidade de Ourinhos-SP.

Ainda em 1982, em duelos promocionais recebeu Corinthians e São Paulo, perdendo em jogos equilibrados por 5 a 3 para e 3 a 0, respectivamente.

O Caveira comemora 55 anos reunido os jogadores da década de 70, para jogo amistoso contra a seleção de Maringá,  que se apresentará com os  grandes jogadores da mesma época,  capitaneados pelo Jogador Serraria, eleito melhor jogador de Futsal de Maringá dentro de sua geração e comandados pelo Técnico Odalvir Nardino.

Estarão acompanhando a seleção de futsal os ídolos Marco Aurélio, goleiro voador do Flamengo,  Roderley Geraldo de Oliveira,  maior ídolo do futebol profissional de Maringá  e Ortilio Carlos Vieira, o Tilinho que foi executivo do Grêmio de Esportes Maringá. Tudo sob o olhar atento do Museu Esportivo, comandado pelo presidente Antônio Roberto de Paula.

A arrecadação de alimentos será em prol da Fundação Médica Assistencial do Trabalhador Rural de Rondon. Os organizadores anunciam que o evento terá uma ‘atração surpresa’

A delegação de Maringá é composta por: Odalvir Nardino, técnico; Serraria, Cido Macarrão, Valmir, Alvir, Augusto de Paula, Cilinho, Beto, Chiquinho, De Paula, Fanty, Jair Golê, Leandro Enxovais, Tico-Tico, Onidio, Paulo Gil, Reinaldinho, Silas, Tony, Vagner Ganso, Geraldo e  Basso; chefes de delegação – Marco Aurélio, Roderley, Tilinho, Astério e Kiste; assessor de imprensa: Cláudio Viola; Katian, Manoel, Nilson, Cocão, Clayton, Di Rico, Mingo, Edgar, Sardeto, Hidalgo, Jair, Gaudencio, Giacomini, Marquinho, Mauri Giri, Mirim, Nelio, Quininho, Ricardo Giacopini,  Toninho Banhara, Widalzinho, Zico, Zira, Rui e Aldi; fisioterapeuta – Pedro Piscina. Jocimar, Niltinho, Edival e Torisco.

Sair da versão mobile