Da Redação
Valendo vaga para a final da Copa do Mundo Feminina Sub-20, Brasil e Japão se enfrentam nesta quinta-feira, às 23h, em San Jose, na Costa Rica. O selecionado nacional busca título inédito. Após dezesseis anos sem figurar entre as equipes classificadas, o Brasil volta a estar entre as quatro maiores potências da base feminina.
Os dois selecionados estão invictos na competição. O Brasil venceu Austrália (2 a 0) e Costa Rica (5 a 0) e empatou com a Espanha (0 a 0) na primeira fase, o que lhe rendeu a segunda colocação do grupo A. Nas quartas, a seleção superou a Colômbia por 1 a 0. Já o Japão venceu Holanda (1 a 0), Gana (2 a 0) e EUA (3 a 1) na primeira fase e bateu a França nos pênaltis nas quartas de final.
Ainda sem sofrer gols, o Brasil é a melhor defesa da Copa do Mundo sub-20 de futebol feminino. O Japão, por sua vez, tem o melhor ataque da competição ao lado da Espanha, com nove gols marcados. O embate pode render muitas emoções. O vencedor do confronto se garantirá na final da Copa do Mundo e irá enfrentar Espanha ou Holanda, que duelam um pouco mais cedo nesta quinta-feira, às 19h30.
O Brasil foi medalhista de bronze na edição de 2006, na Rússia, e busca uma inédita final. O Japão é o atual campeão da competição, após ter vencido a Espanha na final de 2018.
Brasil e Japão se enfrentaram uma única vez na história do futebol feminino sub-20. Foi na Copa do Mundo de 2016, nas quartas de final, onde a equipe asiática derrotou a brasileira por 3 a 1.