Museu Esportivo de Maringá completa dez anos de preservação da história e resgate da memória

De Paula e Viola 2024

10 anos do Museu Esportivo de Maringá capitaneado por Antonio Roberto De Paula - Foto: Divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Editoria de Esportes

 

Comemorando uma década de existência em 2024 o Museu Esportivo de Maringá (MEM) é parte da cultura local, da região e até mesmo do Brasil. Verdadeiro patrimônio dos maringaenses e de todos os apaixonados por esportes.

Relíquias, itens históricos, originais, de distintas épocas, o local guarda, cuida, expõe e divulga os mais variados momentos com objetos doados por cerca de 400 pessoas.

Falou em Museu Esportivo de Maringá, logo vem o nome do diretor Antonio Roberto de Paula, jornalista e também escritor que abrilhanta ainda mais e gerencia com maestria a instituição.

Ele relata que tudo isso só foi possível graças à compreensão de sua esposa Simone e comenta também que não imaginava a dimensão que o Museu iria ter após dez anos. “Eu agradeço de ter essa companheira ao meu lado que possibilitou que a gente fizesse esse trabalho. [A criação do Museu] foi uma das coisas importantes que eu fiz na vida e de grande responsabilidade”, diz em entrevista em vídeo ao jornalista e editor de Esportes do O Maringá, Cláudio Viola.

Inúmeros quadros fazem parte do local – Foto: Arquivo MEM

Início do Museu

Oficializado em 2014, com o lançamento do livro (escrito por De Paula) ‘Futebol – Recortes de uma paixão’ no Sesc Maringá, o Museu Esportivo da Cidade Canção tem como assunto principal, o futebol. Já passou por várias etapas e ao longo dos anos foi angariando objetos como camisas, fotografias, jornais, entre outros. Dois anos mais tarde já com centenas de itens, uma exposição marcou a inauguração da parte física.

Escritas, poesias e os pioneiros

De Paula, amante da escrita e da poesia tem como ponto chave os pioneiros da cidade (não só do esporte), que toca seu coração, coração esse que pulsa e descreve esses pioneiros, através de seus livros, palavras, frases e páginas que se misturam em grande parte do espaço que é o Museu Esportivo de Maringá. No local, os pioneiros têm destaque e são postos nas paredes àqueles que não conheciam ou aos que queiram relembrá-los.

Camisas e flâmulas ajudam a contar a história do esporte – Foto: Arquivo MEM

Peças preciosas

Entre as inúmeras peças importantes, De Paula destaca a camisa grená do clube mais antigo de Maringá, o SERM (Sociedade Esportiva e Recreativa de Maringá), fundado em 1948 por moradores do Maringá Velho. “Nós temos duas camisas do SERM dos anos 60 doadas pelo saudoso Custódio André Neto (Jacaré) o maior jogador de futsal de Maringá”, lembra.

Outro item de relevância que De Paula recorda é a camisa na qual o centroavante do Grêmio de Esportes Maringá, Itamar Bellasalma, vestia quando fez o gol no jogo do título de campeão paranaense do alvinegro em 1977, no estádio Couto Pereira em Curitiba contra o Coxa.

Manutenção e recursos

“Se fosse para ganhar dinheiro eu não abriria o Museu jamais, a gente sabia das dificuldades. O Museu Esportivo tem patrocinadores, não tem apoio financeiro do poder público, temos o apoio institucional da prefeitura e das entidades de Maringá”, destaca De Paula. O diretor do Museu conta que não é fácil manter, mas, o amor, a dedicação e a parceria de tantas pessoas, amigos que ajudam, faz valer a pena a manutenção e quem sabe uma ampliação em breve.

Faixas e itens de todas as épocas também estão no Museu Esportivo de Maringá – Foto: Arquivo MEM

Homenagens e livro

Merecidamente o Museu Esportivo é reconhecido e cresce em relevância cada vez mais. Uma de suas características principais é homenagear os esportistas que fizeram parte de grandes momentos e de alguma forma contribuíram para o crescimento do esporte em todos os âmbitos.

O diretor do Museu disse que em comemoração aos dez anos vai ser realizado um evento e lançado um livro especial, que segundo ele vai faltar espaço para tanto conteúdo. “Nós temos excesso de material. Vamos ter que editar bem pra não cometer de repente nenhuma injustiça”.

Funcionamento, visitas e doações

O Museu Esportivo de Maringá fica aberto para visitação aos sábados das 9h ao meio-dia e está localizado na Rua Pioneiro domingos Salgueiro, 1415 no Jardim Guaporé. Para doar a qualquer momento ou agendar uma visita o telefone é o (44) 9 9156-1957 (De Paula).

Assista à entrevista completa com De Paula no canal do Jornal no Youtube. Clique aqui para assistir

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile