Muito se discute a respeito de gramados pelo mundo. Seja grama natural ou artificial o terreno verde tem que estar bem cuidado para a boa prática do futebol. No entanto os profissionais da bola se deparam muitas vezes com gramados irregulares, prejudicando o desempenho dos atletas e até mesmo causando riscos de lesões físicas.
Nos últimos tempos no Brasil o dilema está entre os que aprovam e os que desaprovam o gramado sintético. Alguns dizem que os materiais artificiais dificultam a adaptação e até contusões. Outros defendem o não natural por não necessitar de muitos cuidados e condições climáticas para o zelo.
Na Eurocopa o gramado da Arena Frankfurt está sendo alvo de muitas críticas pelo estado de sua grama natural (solta). Inclusive para o jogo entre Alemanha e Suíça deste domingo, 23, o técnico alemão, Julian Nagelsmann disse temer que algum jogador sofra uma ruptura de ligamento de joelho.
Segundo a imprensa alemã o gramado piorou após partidas de futebol americano terem sido disputadas em novembro de 2023, o que necessitou a troca da grama híbrida para a natural. No entanto com as fortes chuvas e o inverno dos meses seguintes o estado não ficou o desejado.