BIOTIPOS
Em 1940, o fisiologista americano William Sheldon estudou sobre o biotipo dos corpos humanos e concluiu que as características físicas geneticamente herdadas daria para classifica-las. Com essa teoria de classificação corporal, os seres humanos foram divididos em três grupos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos. a maioria das vezes nossos corpos apresentam características de mais de um biotipo, um deles irá sobrepor o outro. Além disso, a classificação como ectomorfo, endomorfo e mesomorfo não necessariamente indica que o indivíduo atenda a todas as disposições deste biotipo.
-
ECTOMORFO
Com formato do corpo retangular, na maioria dos casos o metabolismo é mais acelerado que a média. A estrutura óssea é geralmente mais estreita, e são pessoas que costumam ter facilidade para esportes aeróbicos.
-
MESOMORFO
O formato do corpo fica mais triangular. As pessoas deste grupo costumam ter ombros mais largos e cintura fina. Geralmente, há um percentual mais alto de massa muscular, o que facilita os trabalhos de potência.
-
ENDOMORFO
O formato do corpo passa a ser mais arredondado, mas isso não necessariamente significa percentual de gordura elevado. A cintura geralmente é mais larga, mais ou menos na mesma linha dos ombros.
Os extremos entre atletas brasileiros
Mais alto: Marcelo Melo e Rafael Silva = 2,03m.
Mais baixa: Flávia Sarávia = 1,37m.
Mais velho: Marcelo Tosi = 51 anos.
Mais jovem: Rayssa Leal(Fadinha) = 13 anos. Atleta brasileira mais jovem da história.
Mais pesado: Rafael Silva = 155kg.
Mais leve: Rayssa Leal = 38kg.
Para saber sobre os maiores medalhistas de todas as olimpiadas.
Para saber mais sobre liberações dos comércios para as olimpíadas Tóquio 2020.