Paralimpiadas 2021: Nathan Torquato é Ouro!!!

No parataekwondo até 61kg

Paralimpíada de Tóquio 2020

Foto: cbtkd.oficial / via Twitter.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Nathan Torquato

Paralimpiadas 2021: O brasileiro de 20 anos sagrou-se campeão da categoria até 61kg, classe K44 (atletas com deficiência unilateral em um dos membros superiores). Aos 20 anos, Nathan Torquato tem 17 deles dedicados ao taekwondo. Aos três anos insistiu para que a mãe o matriculasse em uma academia que os dois passavam em frente todos os dias no caminho do colégio.

A campanha

A campanha dourada de Nathan teve três outras vitórias. Na estreia, vitória tranquila sobre Parfait Hakizimana, do time de refugiados, por 27 a 4. Nas quartas ele atropelou o japonês Mitsuya Tanaka por 58 a 24. Na semifinal o triunfo foi sobre o italiano Antonino Bossolo por 37 a 34.

Homaed Elzayat x Daniil Sidorov

Na outra semifinal, entre Homaed Elzayat, do Egito, e Daniil Sidorov, do Comitê Paralímpico Russo. No combate o russo deu um golpe irregular no egípcio, que saiu a arena de maca, e foi desclassificado. A primeira informação era de que Elzayat havia sofrido um dano físico grave e não poderia voltar à disputa.

A World Taekwondo (WT) fez a comunicação da vitória por W.O. à comissão técnica do Brasil, e as redes sociais da Confederação Brasileira de Taekwondo, inclusive, comemoraram antecipadamente o título em uma postagem (Foto). 30 minutos depois, a WT voltou atrás e informou à equipe brasileira que o golpe ilegal teria sido no pescoço e que o egípcio talvez tivesse condições de lutar. Mas Homaed Elzayat estava no hospital da Vila dos Atletas.

Elzayat voltou a tempo da disputa na arena, mas sem condições de lutar. Se apresentou apenas para na sequência o árbitro oficialmente interromper o combate. Necessário para confirmar Nathan como campeão paralímpico, em sua estreia do esporte no programa dos Jogos.

Entrevistas

Nathan Torquato deu entrevista pela SportTV: “Estou muito feliz mesmo. Consegui ganhar bem as duas primeiras lutas, a terceira luta era um adversário dificílimo, no mais alto nível, mas com muita estratégia juntamente com o mestre Ferla a gente conseguiu bolar uma estratégia e deu tudo certo” o atleta complementa “Foi a melhor mudança da minha vida. Não tenho nem o que dizer, hoje estou aqui levando orgulho para minha família, para o meu país, para a minha cidade”.

Rodrigo Ferla, treinador da seleção brasileira de parataekwondo falou em entrevista “É surreal, não consigo expressar com palavras o que eu sinto, sentimento de toda comissão, toda seleção. Olhar para trás para ver o que a gente começou no final de 2017, no meio de um ciclo. Começamos do zero enquanto muitos países estavam na nossa frente e ver tudo que foi construído, tudo que foi planejado corretamente e nos deu esse resultado, acho que é fantástico. O processo foi maravilhoso e a coroação espetacular. É surreal, não consigo expressar”.

 

Gostaria de saber sobre todos os medalhistas brasileiros.

Aprenda a reconhecer as siglas das modalidades paralimpicas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile