Paralimpiadas 2021: Alana Maldonado é Ouro!!!

No judô até 70kg

Paralimpíada de Tóquio 2020

Foto: Mikihito Matsui/CPB

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Paralimpiadas 2021: Alana Maldonado, de 26 anos se tornou a primeira brasileira campeã paralímpica de judô neste domingo, na categoria até 70kg em Tóquio. Aos 14 anos, Alana descobriu a Doença de Stargardt, que causa perda progressiva da visão. Judoca desde os quatro anos, ela então entrou para o judô paralímpico quando entrou para a faculdade.

A atual campeã mundial conquistou o ouro neste domingo (29/8) com duas vitórias por ippon até o triunfo por waza-ari na final contra Ina Kaldani, da Geórgia. O judô das Paralimpíadas é disputado entre pessoas com deficiência visual. Alana precisou de 7 segundos para encaixar um ippon na italiana Matilde Lauria, nas quartas de final. Ela teve mais dificuldade contra a turca Raziye Ulucam, mas também venceu por ippon na semifinal.

Na luta final foi com o primeiro minuto de luta muito estudado e acabaram tomando punição por falta de combatividade, a brasileira conseguiu o waza-ari aos dois minutos do confronto em um contra-ataque com a vantagem, Alana soube administrar bem até o final, conseguindo o deseja inédito ouro.

Em entrevista após a luta “Não caiu a ficha ainda. Eu queria fazer história, conquistar o primeiro ouro do judô feminino, como foi no Mundial, ser a primeira atleta paralímpica campeã mundial… Eu só tenho a agradecer a Deus, a minha família, meus amigos e a toda comissão técnica que estiveram junto comigo para realizar esse sonho. É único. Primeiro o Rio, em casa, e agora ser campeã paralímpica na terra do judô realizando meu sonho aqui. Não tenho palavras para explorar o que estou sentindo agora”.

 

Gostaria de saber sobre todos os medalhistas brasileiros.

Aprenda a reconhecer as siglas das modalidades paralimpicas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile