Paralimpiadas 2021: Gabriel Bandeira celebra o Ouro!!

Ascenção meteórica de Gabriel Bandeira

Paralimpíada de Tóquio 2020

Foto: GE Globo

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Paralimpiadas 2021

Paralimpiadas 2021: Gabriel Bandeira conquista o primeiro ouro das paralimpíadas, deixando para trás o recordista mundial, o britânico Reece Dunn (55s12) e o australiano Benjamin Hance (56s90).

Carreira meteórica

Com uma carreira meteórica ele conquista a posição mais alta do pódio tendo começado apenas ano passado. Em sua estreia,  Gabriel Bandeira venceu os 100m borboleta da classe S14 (para atletas com deficiências intelectuais), que foi incluída pela primeira vez no megaevento, com a marca de 54s76, novo recorde da competição. Sua primeira competição internacional foi este ano.

O brasileiro é fã do norte-americano Caeleb Dressel, conquistou cinco ouros nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Mas Gabriel Bandeira tem mais cinco competições pela frente.

– Para ser elegível para classe S14 precisa ter um diagnóstico de deficiência intelectual, é ter uma deficiência intelectual e através das avaliações ele ter um QI abaixo de 75. É um teste feito por uma neuropsicóloga. . Muita gente comete o erro de falar que o atleta aqui tem TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade] ou hiperatividade, e isso não é elegível para o sistema. No caso do Bill ele também tem TDAH, ele é hiperativo.

Gabriel está inscrito em mais quatro provas individuais em Tóquio, com chance real de medalha em todas:

  • 200m livre S14,
  • 100m costas S14,
  • 100m peito SB14
  • 200m medley SM14
  • 4x200m livre da classe S14.

Saiba sobre os eventos ocorrido neste segundo dia.

Gráfico do ranking sul-americano olímpico.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile