Paralimpiadas 2021: José Carlos Chagas é Bronze!

Na Bocha BC1

Paralimpíada de Tóquio 2020

Foto: Takuma Matsushita/CPB

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Paralimpiadas 2021: José Chagas, um brasileiro de 44 anos, assegurou a 44ª medalha para o Brasil nesta edição de paralimpíadas de Tóquio 2020.

José Carlos Chagas (classe BC1) foi ganhando todas até chegar as semifinais, até que foi desviado do ouro paralímpico, mas o bronze valeu ouro pela realização de voltar para o Brasil com uma medalha no peito. José Chagas venceu o português André Ramos por 8 a 2. É a primeira medalha do Brasil na categoria.

Bocha paralímpica

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca (jack ou bolim). Todos os atletas competem em cadeira de rodas. No caso de pessoas com maior comprometimento dos membros, é permitido contar com ajudantes (calheiros) e instrumentos para auxiliar nos arremessos. É seguindo isso que as classes são distribuídas.

Na BC1, os atletas podem ter auxílio para estabilizar a cadeira e receber a bola. Na BC2, não há assistência. A BC3 é para atletas com deficiências muito severas, que utilizam instrumento auxiliar e podem ser ajudados por outra pessoa, e a BC4 para pessoas com deficiências severas que competem sem assistência.

Explicação da “bocha paralímpica” realizada através do site da Globo esporte.

 

Gostaria de saber sobre todos os medalhistas brasileiros.

Aprenda a reconhecer as siglas das modalidades paralimpicas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile