Paralimpiadas 2021: Yeltsin Jacques é Ouro!!!

Nos 5.000m masculino T11 para cegos

Paralimpíada de Tóquio 2020

Yeltsin Jacques e o guia Carlos Antônio dos Santos. Foto: Wander Roberto /CPB

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Yeltsin Jacques

Paralimpiadas 2021: Yeltsin Jacques, atleta de 29 anos, conquista sua primeira medalha paralímpica e já foi a dourada, a primeira do atletismo nesta edição de jogos.

A corrida

Na manhã de sexta (26/8) no Japão tivemos uma corrida emocionante, Yeltsin começou liderando e quando faltava aproximadamente meio quilometro foi passado pelo japonês Kenya Karasawa que foi tomando distância e quando tudo parecia acabado para Yeltsin conseguir o ouro, o brasileiro tira forças e parte para cima do japonês como se estivesse em uma corrida de 100m, o que parecia ser um fôlego curto, ele alcança Karasawa e na última curva para a chegada e ultrapassa com muita diferença de velocidade, em poucos segundos o brasileiro tomou distância passando na linha de chegada com folga, foi emocionante.

Entrevista

Em entrevista logo após a corrida, Yeltsin fala “Nós treinamos mais de dois anos intensos para essa prova, Foi uma prova de bastante estratégia. Eu já tinha definido uma estratégia prévia próxima a isso e os meninos (guias) foram me passando todas as informações, o Laurindo (Laurindo Nunes Neto, primeiro guia) no começo se posicionou atrás, conforme a gente tinha combinado, para evitar choque. Quando eu falei para ele “sai”, fomos pra ponta, já vimos quem era quem. Aí quando o Carlos (Carlos Antônio dos Santos, segundo guia) entrou, me avisou: ‘é o queniano e o japonês’. Aí eu pensei: conforme a minha esposa tinha estudado antes, ela passou tudo pra mim, as informações, e me avisou que o japonês não ia abrir na chegada. Foi dito e feito.”

O pódio ficou:

  1. Yeltsin Jacques (BRA) = 15min13s62
  2. Kenya Karasawa (JAP) =  15min18s12
  3. Shinya Wada (JAP) =  15min21s03

O atleta ainda vai disputar os 1.500m e a maratona. Mas o atleta ressalva “Mas a maratona não é foco para medalha de ouro. Então estou muito feliz com o resultado do 5.000, mas vou buscar o ouro no 1.500 e na maratona”.

 

Gostaria de saber sobre todos os medalhistas brasileiros.

Aprenda a reconhecer as siglas das modalidades paralimpicas.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile