O novo técnico do Grêmio de Esportes Maringá (GEM), Paulo César Catanoce, desembarcou na tarde desta quinta-feira, 6 de abril, na Cidade Canção. Ele veio para comandar a equipe alvinegra no Campeonato Paranaense da 2ª Divisão, a popular Divisão de Acesso, que inicia ao final de abril.
O trabalho na pré-temporada deve começar na próxima semana, visando à preparação da estreia, que será em 30 de abril, às 15h30, fora de casa, na Vila Capanema, em Curitiba. Terá pela frente o Andraus Brasil.
Catanoce está feliz com o convite para dirigir o GEM, um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Aliás, o peso dessa camisa e a história levaram o professor a aceitar o convite para o desafio. “A gente que jogou futebol muitos anos, sabe que o Grêmio Maringá tem uma tradição muito grande no futebol brasileiro”, diz em entrevista cedida pela assessoria do clube.
Segundo ele, a proposta para trabalhar em Maringá veio do gerente de Futebol do Galo Guerreiro, Mirandinha. Aliás, os dois haviam trabalhado juntos no passado, em outros clubes, quando Miranda ainda era jogador.
O novo professor greminte explica que o projeto é o acesso. Mas ele tem consciência de que não se trata de algo tão simples. “A gente tem de trabalhar, tem de haver um comprometimento. A gente sabe que o clube vem de um acesso da 3ª Divisão, está se reestruturando”, acrescentando que sabe das limitações orçamentárias.
Assim, a meta é montar um grupo forte e comprometido de atletas, para poder brigar em igualdade de condições com todos aqueles adversários que têm o mesmo objetivo. Aliás, alguns dos atletas que têm chegado a Maringá são indicações de Catanoce e já trabalharam com ele. “O Miranda está trazendo alguns, tem um investidor trazendo alguns”, informa Catanoce, dizendo que o elenco terá de 27 a 28 jogadores.
Carreira
Catanoce traz em seu currículo muitas vitórias e glórias por onde passou. Comandou times como o São Caetano-SP, Uberlândia, Oeste-SP, Botafogo-SP, e era o comandante do Uberlândia quando se sagrou campeão do interior e ainda conquistou uma vaga na Copa do Brasil.
Jogadores
Até a tarde desta quinta-feira, dia 6, já foram oficializados três nomes: lateral-direito Capela (ex-Araxá Esporte Clube/MG), goleiro André Zuba (ex-Monte Azul/SP) e lateral-esquerdo Edi (ex-Mamoré/MG).
Gerente
Edgar Miranda, mais conhecido como Mirandinha, é o gerente de Futebol do Grêmio de Esportes Maringá.
Mirandinha foi jogador de futebol com passagens em grandes clubes do Brasil, Europa e Ásia. E também foi técnico do sub-17 e sub-20 do Oeste Barueri.
Preparador
Roberto Grimaldi traz toda sua experiência de mais de 30 anos para assumir a preparação física do Grêmio. Grimaldi tem formação em Educação Física pela PUC Campinas, com especialização em Técnicas Desportivas. Tem pós-graduação em Fisiologia do Exercício na Escola Paulista de Medicina.
Passagens por grandes clubes do Brasil como: Corinthians e Ponte Preta e também no exterior, trabalhando no Emirados Árabes, Arábia Saudita e Bolívia.