Jogando em casa e com apoio de sua torcida, o Rio Branco de Paranaguá derrotou o Atlético Clube Paranaense (ACP) por 3 a 2, se garantiu na final da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense e, automaticamente, subiu para a Primeira Divisão.
A partida aconteceu na tarde deste sábado, 13, no Gigante do Itiberê, em Paranaguá. Lídio, Brayan e Caio Vieira marcaram os gols do Rio Branco. Wellington Tim e Orlando Jr fizeram para o ACP.
A primeira partida da final da Segunda Divisão do Campeonato Paranaense será disputada no próximo sábado, 20. O jogo de volta será no sábado seguinte, 27.
O jogo
Rio Branco e Paranavaí fizeram uma grande partida no Gigante do Itiberê, movimentada do início ao fim.
A primeira grande chance surgiu aos 20 minutos, quando Brayan bateu cruzado e o zagueiro Wellington tentou afastar, mas desviou para sua própria meta e obrigou o companheiro Matheus a fazer grande defesa.
Só que, na cobrança deste escanteio, o zagueiro Lídio subiu mais do que todo mundo e marcou de cabeça o primeiro gol do Rio Branco. 1 × 0.
A cobrança de escanteio foi afastada pela defesa do Rio Branco e Bryam puxou o contra-ataque, acionando Valdivia. O camisa 10 segurou e encontrou bom passe para Bryam, que já estava dentro da área. O atacante dominou e bateu forte, no alto, sem chances para Matheus. 2 a 0.
O ACP continuou em cima. Aos 39, Wendel Jr. roubou a bola e arriscou de fora da área. Filipe mandou para escanteio. Numa cobrança curta, Romarinho colocou na área e Wellington Tim subiu para cabecear no cantinho e marcar para o Paranavaí. 2 a 1.
Ainda no primeiro tempo, aos 43, Bryam cruzou, Valdivia tocou de cabeça e Caio Vieira mandou par ao gol. A arbitragem assinalou impedimento de Caio na jogada.
No segundo tempo, a chuva caiu mais forte no Gigante do Itiberê, mas os times não diminuíram a intensidade da partida.
Aos cinco minutos, o Rio Branco trabalhou bem a jogada pelo lado direito e Radeche fez um ótimo cruzamento para Caio Vieira, que subiu sozinho e marcou o terceiro gol, de cabeça.
Aos 25, o zagueiro Lídio levou o segundo cartão amarelo e foi expulso, deixando o Leão com um a menos.
A busca pelo gol surtiu efeito aos 38 minutos. Jogada trabalhada dentro da área e Orlando Jr ficou na boa para bater rasteiro e balançar as redes. 3 a 2.
Com o apoio dos mais de cinco mil torcedores no Gigante do Itiberê, o Rio Branco se segurou até o final e ficou não só com a vitória, mas com a vaga na final e com a presença confirmada na Primeira Divisão do Campeonato Paranaense em 2025.
Veja também