Após triunfar por 3 a 2 diante do México, selecionado faz partida final antes da estreia na Copa América contra a Costa Rica
Da Redação
viola@maringa.com.br
A delegação da seleção brasileira já está em brasileira em Orlando, nos Estados Unidos, após vencer o amistoso diante do México, no sábado (8), por 3 a 2. Nesta quarta-feira (12), o time comandado por Dorival Júnior vai enfrentar os Estados Unidos na cidade da Flórida. O amistoso será o segundo da fase de preparação para a disputa da Copa América, que terá início no dia 20.
No sábado, o Brasil venceu o México, por 3 a 2, em College Station, no Texas. Nos acréscimos, Endrick marcou o gol da vitória. O amistoso marcou os 110 anos de fundação da CBF. O público registrado foi um dos maiores do futebol nos Estados Unidos (85.249 torcedores). Pela primeira vez, o Kyle Field foi aberto para o soccer, o nosso futebol. O estádio é um dos mais tradicionais futebol americano universitário e tem mais de 100 anos de história.
O amistoso no Texas também foi marcado pela interrupção por três minutos da partida devido aos cantos homofóbicos entoados pela torcida enquanto Alisson, goleiro da seleção brasileira, cobrava tiro de meta. Assim que identificou o teor dos gritos, o árbitro da partida, Lukasz Szpala, paralisou o jogo aos 13 minutos da etapa final.
O telão do estádio Kyle Field, em College Station, no Texas, exibiu o protocolo adotado. O passo inicial foi reunir as duas equipes, chamar os capitães e parar a partida, com o objetivo de que os cânticos cessassem e que os responsáveis fossem identificados. A tela mostrou também a hashtag ‘Não Há Lugar para Homofobia’. O protocolo faz parte do plano global de combate ao racismo no futebol anunciado pela Fifa no mês passado que envolve os 211 países filiados.
Andreas Pereira, Gabriel Martinelli e Endrick balançaram as redes para o time canarinho diante dos mexicanos. Yan Couto, contra, e Martínez descontaram para os mexicanos. Foi o segundo triunfo do selecionado nacional sob o comando de Dorival Júnior, que usou uma formação alternativa, preservando todos os seus principais atletas.
Estrelas como Vinícius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, figuraram no banco de reservas, até pelo fato de terem tido uma última semana bastante conturbada devido ao título da Liga dos Campeões, comemoração e viagem aos EUA.
No decorrer do segundo tempo, Vinícius Júnior foi acionado por Dorival Júnior, mas decisivo mesmo foi Endrick, que garantiu a vitória do Brasil no apagar das luzes depois de a equipe ter sofrido o empate do México também nos acréscimos. O Brasil jogou com: Alisson; Yan Couto, Éder Militão, Bremer e Guilherme Arana; Douglas Luiz (Bruno Guimarães), Éderson (João Gomes) e Andreas Pereira (Paquetá); Savinho (Vini Jr.), Martinelli (Pepê) e Evanilson (Endrick).
O Brasil estreia na Copa América no dia 24. O adversário será a Costa Rica, em Los Angeles. Paraguai e Colômbia também estão no grupo da Seleção na competição mais antiga do mundo entre seleções. (Agência Brasil)
COPA AMÉRICA
Fase de grupos
Grupo A
1ª rodada
Quinta-feira – 20/6
21h Argentina x Canadá
Sexta-feira – 21/6
21h Peru x Chile
Grupo B
1ª rodada
Sábado – 22/6
19h Equador x Venezuela
22h México x Jamaica
Grupo C
1ª rodada
Domingo – 23/6
19h Estados Unidos x Bolívia
22h Uruguai x Panamá
Grupo D
Segunda-feira – 24/6
19h Colômbia x Paraguai
22h Brasil x Costa Rica
Outros jogos do Brasil
Sexta-feira – 28/6
22h Paraguai x Brasil
Terça-feira – 2/7
22h Brasil x Colômbia