Seleção empata com Colômbia, ouve gritos de ‘olé’ e vai enfrentar Uruguai

Seleção empata com Colômbia, ouve gritos de ‘olé’ e vai enfrentar Uruguai

Foto: Ezra Shaw/AFP

Time de Dorival Júnior foi envolvido pelos rivais, conseguiu empatar, mas ficou em segundo lugar para enfrentar nas quartas de final adversário mais difícil

 

Minha Página AMP

Agência Brasil

Com Editoria de Esportes

 

O Brasil não passou de um empate de 1 a 1 com a Colômbia, na noite desta terça-feira (2) no Levi’s Stadium, na Califórnia (Estados Unidos), para se classificar para as quartas de final da Copa América como segundo colocado do Grupo D da principal competição de seleções da América do Sul.

Desta forma, a seleção brasileira, que somou cinco pontos na fase inicial da Copa América, enfrentará o Uruguai (primeiro do Grupo C) na próxima etapa, em partida programada para ser disputada a partir das 22h do próximo sábado (6).

Tendo como adversário uma Colômbia muito intensa e forte fisicamente, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior encontrou muitas dificuldades desde os primeiros minutos de partida. Logo aos sete minutos James Rodríguez acertou um foguete no travessão do gol defendido por Alisson em cobrança de falta da intermediária.

Porém, quatro minutos depois quem teve uma falta a seu favor foi o Brasil. Raphinha foi para a cobrança e acertou um belo chute de esquerda que foi morrer no ângulo do gol defendido por Vargas para abrir o marcador. Desta forma um jogador da seleção brasileira voltou a fazer um gol de falta após um hiato de mais de quatro anos (o último, até então, havia sido de Philippe Coutinho em novembro de 2019).

A partir daí a Colômbia começou a mandar na partida. E, aos 18, chegou a colocar a bola no fundo do gol brasileiro, com o zagueiro Davinson Sánchez de cabeça após cobrança de falta de James Rodríguez. Mas o lance foi anulado por causa de posição irregular do ataque colombiano.

A melhor oportunidade do Brasil surgiu aos 42 minutos, quando Vinicius Júnior invadiu a área com liberdade e acabou tendo sua progressão impedida por Muñoz em lance no qual o brasileiro pediu a marcação de penalidade máxima.

Nervosa na partida, a seleção brasileira falhou feio na saída de bola aos 46 minutos e ofereceu a oportunidade para Luis Díaz empatar, mas Alisson conseguiu defender. Porém, um minuto depois não teve jeito, o Brasil falhou novamente na saída e permitiu que a seleção colombiana construísse uma boa jogada que foi finalizada de forma perfeita por Muñoz para igualar o marcador.

Após o intervalo, a seleção brasileira continuou muito abaixo no confronto, e viu o time comandado por Néstor Lorenzo assumir as rédeas do jogo para segurar o empate até o apito final.

 

DOMÍNIO COLOMBIANO NO SEGUNDO TEMPO

A segunda etapa foi de total domínio dos colombianos. Um desarticulado Brasil chegou a ouvir em coro o estádio (com 70 mil pessoas) gritando ‘olé’. Nenhum dos jogadores nacionais tiveram ‘salvação’. Mesmo o badalado Vini Jr. Deixou o campo registando uma atuação pífia. O que de marcante fez foi levar cartão amarelo e ficar de fora nas quartas de final contra o Uruguai. Sem o ‘estelar’ camisa 7, Dorival Júnior deve dar a condição de titular para o jovem Endrick, que chegou a entrar na reta final da partida contra a Colômbia, mas nada apresentou.

O treinado brasileiro fez substituições que em nada resolveram o crasso problema do escrete que padece da falta criatividade e incapacidade de finalização. O apagado Paquetá cedeu lugar para o inexpressivo Andreas; outros que foram acionados — Douglas Luiz, Éderson e Savinho — tornaram ainda pior a equipe.

O destaque ficou por conta de um jogador que no São Paulo é alvo de crítica e nem tem a condição de titular: James Rodrigues. O meia esbanjou categoria no massacre dos colombianos sobre o selecionado pentacampeão.

Jogaram pelo Brasil: Alisson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Wendell (Endrick); Bruno Guimarães (Douglas Luiz), João Gomes (Éderson) e Lucas Paquetá (Andreas Pereira); Raphinha, Rodrygo (Savinho) e Vinícius Júnior; a Colômbia, do técnico argentino Néstor Lorenzo, teve: Vargas; Muñoz, Davinson Sánchez, Carlos Cuesta e Deiver Machado (Mojica); Lerma, Richard Ríos (Uribe), Arias e James Rodríguez (Carrascal); Córdoba (Borré) e Luis Díaz (Sinisterra). GOLS: Raphinha, aos 12, Muñoz aos 46 minutos do 1º tempo.

ÁRBITRO: Jesús Valenzuela (VEN).

CARTÕES AMARELOS: Vinícius Júnior, Danilo, Bruno Guimarães, João Gomes, Lerma e Deiver Machado.

PÚBLICO: 70.970 presentes.

LOCAL: Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia.

—————————————-

COPA AMÉRICA

GRUPO D

3ª rodada

Terça-feira – 27

Brasil 1 x 1 Colômbia

Costa Rica 2 x 1 Paraguai

 

Quartas de final

Quinta-feira – 4/7

22h Argentina x Equador

Sexta-feira – 5/7

22h Venezuela x Canadá

Sábado – 6/7

19h Colômbia x Panamá

22h Uruguai x Brasil

——————————-

EUROCOPA

Terça-feira – 2/7

Romênia 0 x 3 Holanda

Áustria 1 x 2 Turquia

Quartas de final

Sexta-feira – 5/7

13h Espanha x Alemanha

Portugal x  França

Sábado – 6/7

13h Inglaterra x Suíça

16h Holanda x Áustria

Sair da versão mobile