Quando perdia por 2 sets a 0, o Unilife Maringá reagiu e, de forma surpreendente, venceu o terceiro e o quarto sets, levando o jogo para o tie-break e assustando o Dentil Praia Clube na Copa Brasil de Vôlei feminino, na noite desta sexta-feira, 17, no ginásio do UTC, em Uberlândia, Minas Gerais. Mas, não teve força para vencer o set decisivo e assim encerrou sua participação na Copa Brasil e viu o Praia seguir para a semifinal, quando enfrentará o Sesi Bauru, que eliminou o Sesi RJ Flamengo.
As parciais foram 25/12, 25/19, 22/25, 20/25 e 15/12.
A Copa Brasil reúne as oito equipes melhor classificadas na primeira fase da Superliga de Vôlei Feminino. O Maringá participa da competição pelo segundo ano.
As semifinais serão no dia 8 de fevereiro na cidade de São José (SC).
Carol Gattaz foi eleita a melhor do jogo e levou o troféu Viva Vôlei.
A oposta do Maringá, Jaqueline, foi a maior pontuadora da partida com 20 pontos e 54% de aproveitamento nos ataques.
Outro destaque da equipe do técnico Aldori Gaudêncio foi a central Fran Jacintho com 15 pontos, sendo 7 em bloqueios.
Pelo lado praiano, a levantadora Macris fez uma excelente distribuição e colocou todas suas atletas para jogar. A maior pontuadora foi Nia Reed com 19 pontos, seguida de Kuznetsova com 15, Gattaz 14 e Adenizia 13 (6 bloqueios).
O jogo
O Praia Clube não tomou conhecimento do Maringá no primeiro set no confronto. O time mineiro apresentou bom volume de jogo nas viradas de bola e com saque forçado, principalmente com Carol Gattaz e que resultou em erros da equipe paranaense que não se encontrava em quadra. Sem muito esforço, o atual campeão da Copa Brasil fechou a parcial em 25 a 12.
O Maringá equilibrou o jogo no início do segundo set e chegou a passar à frente das donas da casa. O crescimento apareceu a partir do alto aproveitamento de Jaque e Gabi Cândido nas viradas de bola. O Praia Clube cresceu no momento final do set e abriu sete pontos em dois bloqueios seguidos de Adenízia: 21 a 16. No ponto de ataque de Kuznetsova fechou o set em 25 a 19.
O terceiro set também começou equilibrado e o Praia Clube abriu três pontos em ponto de saque de Macris. Em dois aces seguidos de Vívian, o time paranaense chegou ao empate, virou na passagem de Andressa no saque e venceu. O time paranaense desmontou a recepção do Praia Clube, passou a virar bolas no contra-ataque e fechou o set em 25 a 22.
O Maringá seguiu no mesmo ritmo e o Praia Clube pareceu ter sentido a derrota na parcial anterior. O time mineiro estava com dificuldades nas viradas de bola com Cafrey e a Kuzetsova e, principalmente, na recepção. Com isso, o Maringá fechou em 25 a 20 e levou a decisão para o tie-break.