O maratonista internacional Vestus Cheboi Chemjor, queniano que no dia 3 deste mês venceu a Maratona Internacional de São Paulo tem ganho as principais corridas de rua do Brasil e da América do Sul e que já correu em várias provas na Europa, Estados Unidos e África, foi o ganhador da Prova Rústica Tiradentes na manhã desta sexta-feira, 21, disputada nas ruas de Maringá, marcando a volta da mais importante corrida do interior do Paraná e que não aconteceu nos últimos três anos devido à pandemia da covid-19.
A Prova Rústica Tiradentes 2023 reuniu cerca de 6 mil atletas e movimentou as ruas da cidade com trajeto de 10 quilômetros na competição principal. Vestus Cheboi completou a prova com o tempo de 29′45.
A primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Felismina Vendohali Tchianda Cavela, com tempo de 34′55.

O prefeito em exercício Edson Scabora (MDB) destacou a importância da competição, que movimenta a cidade. “Neste ano, que marca a retomada da prova, tivemos a participação de atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros e atletas internacionais. Além disso, o mais importante é que podemos proporcionar, por meio da competição, alegria, diversão e qualidade de vida para a comunidade”, afirmou.
O atleta Vestus Cheboi Chemjor, que já disputou grandes provas de corrida, celebrou a vitória em Maringá. Angolana, Felismina Vendohali mora no Brasil há 11 anos e veio de Presidente Prudente (SP) para disputar a prova. Foi a terceira vez que ela participou da competição, mas ainda não tinha levado o primeiro lugar. “A Prova Rústica Tiradentes é difícil, mas o maior adversário não é o colega, é você mesmo. E eu superei os meus próprios desafios e estou muito feliz”, disse.
A maringanese Regina Diniz participou pela primeira vez da prova e correu acompanhada da cadela Luna. “É bom que ela me puxa na subida”, disse a corredora aos risos. Além da prova principal, crianças e adolescentes participaram de outros percursos.
Confira os ganhadores da Prova Rústica 2023 na categoria geral
Geral Masculino
1º – Vestus Cheboi Chemjor – 29′45,549
2º- Wendell Jeronimo Souza – 30′03,504
3º- Gilmar Silvestre Lopes – 30,21,177
4º- Robson Pereira de Lima -31′01,751
5º- Carlos Henrique de Souza – 31′08,031
Geral Feminino
1º- Felismina Vendohali Tchianda Cavela – 34′55,293
2º – Marcela Cristina Gomez Cordeiro – 35′30,986
3º – Jaciane Barroso de Jesus – 35′46,627
4º – Susane de Araújo Martins – 36′04,322
5º – Carmen Patrícia Martinez Aguilera – 36′34,825
Clique aqui e confira o resultado geral da prova