Estádio com quase sete décadas de vida, o Willie Davids é um espaço multiúso, que agrega futebol, atletismo e demais competições ao longo das temporadas. Seu gramado vai ficar fechado por três meses para os serviços de manutenção em trechos esburacados. Ao lado do ginásio Chico Neto, é a praça esportiva mais tradicional dos maringaenses.
Segundo o secretário municipal de Esportes e Lazer, o WD “é importante para mostrar o tamanho do esporte em Maringá”. Ele destaca que hoje os times de futebol estão cada vez mais fortes e em crescimento, atraindo público para o Willie Davids.
A previsão é de voltar a receber shows em seu espaço.
Aliás, Biazon aponta que a agenda esportiva está intensa em Maringá. Só para se ter uma ideia, no final de semana passado ocorreram sete competições estaduais na cidade: tênis de mesa, karatê, judô, MMA, futebol, handebol etc.
“A gente está com muitos eventos para a nossa cidade e queremos todo final de semana ter competição na cidade”, resume o secretário.
História
O projeto Maringá Histórica informa que o Estádio Willie Davids foi fundado em 30 de março de 1953, pela primeira diretoria do Melhoramentos Futebol Clube. A construção do estádio se iniciou após a posse de sua diretoria, na Avenida Prudente de Morais (local do estádio). Cada um dos 76 membros contribuiu com uma quantia.
Ampliações foram feitas. No dia 12 de maio de 1957 o estádio foi inaugurado, com o jogo Melhoramentos e Londrina, com resultado 2×2. Em 1961 o estádio foi entregue à Prefeitura Municipal de Maringá, quando foram construídos 3 túneis de acesso dos vestiários ao campo, em 12 de Fevereiro de 1962 nova inauguração com o jogo do Comercial de Cornélio Procópio contra o Grêmio Maringá, com resultado de 1×0 para o Cornélio. Em 16 de abril de 1967, os refletores e arquibancadas de madeira foram inauguradas num jogo noturno do Coritiba contra o Grêmio Maringá, sendo vitorioso o time da capital paranaense por 3×0.
Em 1973, iniciou-se a construção das atuais instalações do Willie Davids, sendo inauguradas em 1976, num jogo entre Grêmio e Coritiba, vencido pelo time maringaense por 1×0, com a presença de 32.600 pessoas. “Segundo Tiago Valenciano, em artigo publicado no blog citado [http://williedavids.blogspot.com], este dado é contraditório, já que na própria placa do estádio a data citada como oficial da inauguração é 12 de Outubro de 1976, no jogo: Grêmio Maringá contra Botafogo (RJ), com vitória de 1 a 0 para o time carioca”, escreve o Maringá Histórica.

Museu Esportivo
Em janeiro de 2025, o Museu Esportivo de Maringá (MEM) deu início ao Projeto Comemorativo Chico Neto 50 Anos e Willie Davids 70 Anos, um tributo à história e ao legado dessas duas emblemáticas praças esportivas que marcaram a vida de Maringá e sua população. O projeto, que se estenderá até dezembro de 2027, busca resgatar e celebrar as memórias de eventos esportivos, culturais e históricos realizados nesses espaços, transformando essa iniciativa em uma verdadeira homenagem à cidade.
O Ginásio de Esportes Chico Neto, inaugurado em 1976, completará 50 anos em 2026, enquanto o Estádio Willie Davids, inaugurado em 1957, celebrará seus 70 anos em 2027. “Durante os três anos do projeto, uma série de atividades será promovida para envolver a comunidade, valorizar a história local e criar novas memórias inesquecíveis”, diz o MEM.
Leia mais
Gramado danificado do WD ficará fechado para troca de 5% do campo e mais adubação