Na programação, estão previstas atividades como workshops, rodas de conversa e pinturas no muro do Cemitério São Pedro
Neste final de semana, Londrina recebe artistas de todo o país para o Mural 15 Anos CapStyle Crew. Realizado pelo coletivo CapStyle nesta sexta-feira (25), no sábado (26) e domingo (27), o evento vai reunir grafiteiros de várias cidades para intervenções artísticas em comemoração aos quinze anos do grupo. Na programação, estão previstas atividades como workshops, rodas de conversa, pinturas no muro do Cemitério São Pedro, entre outras.
O evento conta com apoio da Prefeitura de Londrina, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, de Cultura, Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Segundo o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, as atividades voltadas ao grafite são uma importante forma de intervenção urbana a partir da arte. “O grafite valoriza diversos espaços. E Londrina é uma cidade verticalizada, com potencial para ter esse tipo de arte em mais locais, assim como ocorre em grandes cidades do mundo. A gente sempre defende que a cultura é plural e diversa, e dentro da nossa política de diversificar está esse evento, que tem apoio de diversas instâncias da Prefeitura. Nossa ideia é trabalhar isso e criar condições, por meio de parcerias, e apoiando o esforço do próprio coletivo à frente do evento”, afirmou.
A programação do Mural 15 Anos CapStyle Crew começou hoje com as oficinas sobre grafite. Os workshops estão sendo realizados no Museu de Arte de Londrina, que fica na Rua Sergipe, 640. Em cada encontro, um artista vai abordar questões como sua trajetória de vida, estilos e técnicas de grafite. Pela manhã, às 10 horas, o workshop foi conduzido pelo grafiteiro Huggo; às 14 horas, pelo artista Napa e, às 16 horas, Carão finaliza as oficinas. Os participantes estão concorrendo ao sorteio de uma tela feita na hora pelos artistas.
Participação – Adolescentes que são atendidos pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS 2) estão participando da programação do evento. A assistente social do CREAS 2, Daniely Sarzi, que atua como referência de um dos grupos, explicou que os adolescentes são assistidos em diversas formas de acompanhamento, como atendimentos individuais, em grupo nas oficinas temáticas, e as oficinas arte-educativas. “Nas oficinas arte-educativas são trabalhadas algumas linguagens, dentre elas o grafite, a dança, hip hop, artesanato, entre outras. Na oficina de grafite, aprendemalgumas técnicas, com o viés socioeducativo. Assim, trabalhamos com eles questões vinculadas à arte e também da própria adolescência”, contou.
De acordo com a assistente social, o movimento hip hop, que envolve o grafite e a dança, contribui diretamente para que os adolescentes se expressem e reflitam sobre sua realidade. “O grafite é uma potência no sentido de estimular a reflexão desses adolescentes, além de desmistificar a arte de rua”, destacou.
Para a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, a parceria e o envolvimento em eventos como esse são resultado do trabalho intersetorial desenvolvido pelo CREAS 2. “Ações como essas atividades culturais, educativas e esportivas são muito importantes para a formação integral desses adolescentes. É algo que estamos buscando, com resultados positivos para toda a sociedade”, frisou.
Programação – Ainda nesta sexta-feira (25), o auditório Villanova Artigas recebe, às 18h30, um bate-papo com os artistas Airá O Crespo (RJ), Devis (Curitiba), Guetus (SP), Napa (Londrina) e Skor (Maringá), sobre a temática “A Arte de Rua e a Sociedade”. O auditório fica localizado na sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Praça Primeiro de Maio, 110, centro.
No sábado (26) e domingo (27), cerca de 45 artistas farão a pintura do muro do cemitério São Pedro, das 10 às 17 horas. Com o tema “Natureza da Vida e o Amor”, o objetivo da ação é fazer do muro um grande painel de grafite, tornando o local uma referência da arte de rua na cidade.
Para domingo (27), a partir das 14 horas, haverá apresentações culturais e artísticas nos arredores do cemitério. Alunos do projeto “Passo a passo para o Futuro” farão uma performance da dança C-Walk. Também está prevista apresentação de circo, hip-hop e batalha de rimas.
O Mural 15 Anos CapStyle Crew conta com apoio e patrocínio da Londri Tintas, Abílio Medeiros Imóveis e TSS Skate.
Fotos: Divulgação/N.Com arquivo
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá