Servidores da Prefeitura de Londrina que integram o Núcleo BIM participam, nesta terça (7) e quarta-feira (8), do encontro de encerramento da Jornada BIM PR, em Fernandes Pinheiros. Voltado à capacitação de servidores públicos municipais, o evento integra a iniciativa do Governo do Estado para fomentar a adoção da metodologia BIM – Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção). Na ocasião, os representantes de Londrina vão apresentar a experiência do Município na implantação dessa metodologia.
A Jornada BIM PR é realizada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (SEIL), em parceria com a Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) e Escola de Gestão do Paraná. Este será o nono encontro, após edições itinerantes que ocorreram em Curitiba, Maringá, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão e outros municípios paranaenses.
Além da Prefeitura de Londrina, o evento em Fernandes Pinheiros terá palestras de representantes da Caixa Econômica Federal, Senai-PR, SEIL e Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PR). Os temas abordados incluem normativas, edital para contratação de projetos em BIM, termos de referência e cases de sucesso no setor público.
O Núcleo BIM da Prefeitura de Londrina está inserido na Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), como estipula o decreto n° 583 de 2023. Seu objetivo principal é promover, no âmbito municipal, a adoção da metodologia BIM para elaboração e execução dos projetos e obras públicas.
Essa implementação, iniciada no ano de 2019, envolveu a aquisição de novos equipamentos de informática e softwares específicos, elaboração de normativas, além de uma consultoria do Senai-PR, que segue em andamento. Nesse intervalo, os servidores de Londrina têm trocado experiências com equipes de outros municípios, e também de empresas da iniciativa privada que já utilizam a metodologia BIM com sucesso. E no mês de outubro, a Prefeitura de Londrina iniciou o projeto-piloto com a ordem de serviço para elaboração em BIM dos projetos de ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) Malvina Poppi Pedrialli.
No evento, a apresentação da experiência da Prefeitura de Londrina ficará a cargo do engenheiro civil Matheus Borges Chaves, da Diretoria de Projetos da SMOP. Após participar dos encontros anteriores da Jornada BIM PR, ele observou que Londrina foi um dos primeiros municípios do Paraná a licitar projetos de edificação com essa metodologia. “Nossa implantação seguiu todas as orientações da ABNT NBR ISO 19.650/2022, principal referência para a metodologia BIM, e percebemos que Londrina é o único município a seguir essa metodologia. Outros municípios também implantaram a metodologia, porém sem se atentar totalmente ao que a NBR determina”, comentou.
Tanto o Governo Federal como o Estadual contam com legislações relacionadas à metodologia BIM, tanto para estabelecer seu uso como para regulamentar e disseminar essa tecnologia. Chaves acrescentou que os benefícios da adesão incluem maior assertividade na elaboração de projetos e seus quantitativos. “Com isso, os orçamentos de obra serão mais assertivos nas suas quantidades, o que deve gerar uma redução significativa nos aditivos de obras por divergência de quantidade da planilha. Além disso, a fase de compatibilização será automatizada, ou seja, vamos programar um software para fazer a análise que hoje é feita visualmente por engenheiros. Dessa forma, reduz a chance de deixar passar interferências entre projetos de uma mesma obra”, destacou.
A apresentação do case da Prefeitura de Londrina está programada para quarta-feira (8), às 14h30, dentro do módulo “Contratações Públicas em BIM”. A coordenadora da Jornada BIM PR e diretora de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL, arquiteta Lorreine Vaccari, e a coordenadora Técnica do Departamento de Gestão da Inovação da SEIL, arquiteta Lucimara Lima, apontaram que a experiência de implantação do BIM na Prefeitura de Londrina é um caso extremamente interessante e consistente de transformação digital para obras públicas em nível municipal. “Essa experiência apresenta os principais desafios, ganhos e perspectivas desse processo. Vale destacar que o processo de implantação do BIM na Prefeitura de Londrina está alinhado à Estratégia BIM do Governo do Paraná e em consonância com os objetivos da Jornada BIM PR”, comentaram.
Segundo as arquitetas, essa troca entre os municípios e demais esferas do poder público auxilia na implantação em novos locais. “A possibilidade de compartilhar um exemplo de implementação de BIM em prefeitura é uma forma de reduzir a curva de aprendizado, estimular técnicos municipais e demonstrar que é viável, desde que respeitada a capacidade, as peculiaridades e escalas locais”, acrescentaram.
O Paraná foi pioneiro no país ao estabelecer uma estratégia estadual de implantação do BIM. Vaccari e Lima lembraram também que, além das capacitações e eventos de sensibilização, como a Jornada BIM PR, o governo estadual conta com outras iniciativas e ferramentas para disseminar essa metodologia em todos os municípios paranaenses. “Já existem iniciativas de apoio financeiro à reestruturação do parque tecnológico, por meio de uma linha de financiamento disponibilizada pela Fomento Paraná”, concluíram.
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo O Maringá