Exposição “Múltiplo Leminski” abre nesta quinta em Londrina

Será realizada nesta quinta-feira (14), às 19h30, no Museu Histórico de Londrina, a cerimônia de abertura da exposição Múltiplo Leminski, que poderá ser visitada pelo público neste espaço, de 15 de março a 30 de junho. Já com quase um milhão de visitantes e passagens em várias capitais brasileiras, a mostra agora desembarca na cidade para prestar uma homenagem especial à vida e obra do poeta paranaense Paulo Leminski, que completaria 75 anos em 2019.

A solenidade inaugural terá a presença da poetisa Alice Ruiz, que foi casada e dividiu parte de sua vida com Leminski, e das filhas Estrela Ruiz Leminski e Áurea Leminski. As três são responsáveis pela curadoria da exposição. Também participam o secretário municipal de Cultura, Caio Cesaro, o vice-reitor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), professor Décio Sabbatini Barbosa, e da diretora do Museu Histórico, professora Edméia Aparecida Ribeiro. Haverá momento de falas e, na sequência, as instalações serão abertas para quem estiver presente poder circular e conhecer o trabalho. O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900, centro.

As diversas faces do multiartista Leminski – escritor, músico, compositor, tradutor, ensaísta, crítico literário, entre outros trabalhos – são retratadas na exposição por um conjunto de mais de mil objetos pessoais seus, que vão de poesias rascunhadas em guardanapos e quadros, a coleção de dicionários, entre outras curiosidades. O acervo reunido é fruto de um amplo trabalho de levantamento, pesquisa e catalogação da produção do autor curitibano.

Ainda serão feitas atividades paralelas durante o período expositivo, quando o público terá a chance de participar de uma série de ações, incluindo mostra de filmes, show, palestra, visitas guiadas com Alice Ruiz e Estrela Ruiz Leminski, entre outras ações.

De acordo com Áurea Leminski, o acervo de objetos e itens pessoais do poeta, que integram a exposição, são apresentados com diversos espaços cênicos, em linguagem didática, ajudando o público a compreender melhor a obra e as atividades pessoais do autor em sua completude. “Estão reunidos pertences variados, alguns deles fornecendo mais detalhes de seu processo de criação, como rascunhos, poesias e fragmentos textuais. É uma forma de homenagear e dar ainda mais luz ao vasto legado de Paulo Leminski, e propiciar ao público a chance de mergulhar neste rico universo”, destacou.

As instalações reúnem, ainda, elementos que despertam a atenção de quem não conhece amplamente a obra do escritor, entrelaçando passagens de sua trajetória que incluiu também o jornalismo, a publicidade e a atuação como professor. Entre outras atividades, Leminski também foi faixa-preta de judô.

“Muitas pessoas se surpreendem diante de tantas áreas e facetas que foram exploradas por ele. Isso passa pelo seu envolvimento com a expressão artística de rua do grafite, a qual incentivou e considerava uma manifestação poética, de liberdade criativa e popular. A exposição terá um espaço interessante que representa o ambiente de seu escritório, mesclando objetos reais e elementos cênicos. Ainda há outra parte reservada para mostrar o ofício que teve como roteirista de histórias em quadrinhos eróticas”, contou.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Maria Luisa Fontenelle, o apoio a iniciativas como Múltiplo Leminski é essencial para que a população de Londrina tenha acesso a atrativos culturais diversificados e de relevância. “É o caso desta exposição, que valoriza e coloca em foco a obra do notável poeta e artista que foi Paulo Leminski. O público terá uma grande oportunidade de conhecer melhor lados diferentes de sua produção”, disse.

Outras atividades – Para abrilhantar ainda mais as atividades durante o período de exposição, o público terá à disposição eventos paralelos, podendo fazer visitas guiadas com Estrela Ruiz Leminski já nesta sexta-feira (15), às 10h30, e com Alice Ruiz, no dia 11 de maio, às 15h, no Museu. A programação também engloba mostra de filmes, show e palestra, entre outras atrações.

Na exposição principal, no Museu Histórico, terá diferentes áreas e instalações que lançam os observadores ao universo de Leminski, e ainda divulga uma galeria de grafites produzidos em edições anteriores, além de obra inédita assinada por artistas locais. A mostra já desembarcou em locais como Curitiba, Foz do Iguaçu, Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Maringá.

Dias e horários – A exposição Múltiplo Leminski ficará aberta de 15 de março a 30 de junho no Museu Histórico, que abre de terça a sexta-feira, das 9h às 11h30, e das 14h30 às 17h30. Aos sábados, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Nos domingos, a visitação está disponível das 13h30 às 17h.

Projeto – A exposição foi aprovada no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná, e tem apoio da Copel, da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Visitas Guiadas
15/03/2019 às 10h30 com Estrela Ruiz Leminski
11/05/2019, às 15h, com Alice Ruiz
Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro

Mostra audiovisual
Datas das sessões:

23/03 e 24/03
06/04 e 07/04
27/04 e 28/04
18/05 e 19/05
25/05 e 26/05
08/06 e 09/06
22/06 e 23/06
Sábados e domingos, às 16h
Local: Museu Histórico de Londrina – Rua Benjamin Constant, 900 – Centro

Palestra
Leminski: roteiro de uma vida e obra, com o escritor Rodrigo Garcia Lopes

24/04/2019, às 19h30
Local: Anfiteatro Maior do CCH (UEL)

Show Leminskanções com participação especial de Carlos Careqa
11/05/2019, às 20h
Local: Teatro Ouro Verde (a confirmar)

Trovadores do Miocárdio – Performance e declamações de poesia
29/06/2019, às 21h
Local: Vila Cultural Cemitério de Automóveis – Av. Artur Thomas, 342 – Rodocentro

 Para a imprensa: informações com a assessoria de imprensa da exposição, pelo telefone (41) 3253-0553.

Texto: Renan Oliveira

Fotos: divulgação

Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
JMaringá

Sair da versão mobile