Milhares de pessoas passaram pelo local durante o domingo (10); celebração incluiu shows, atrações culturais e feiras
Aproximadamente 25 mil pessoas compareceram, no domingo (10), ao Aterro do Lago Igapó para prestigiar a festa de aniversário de 83 anos de Londrina. Um dos cartões postais da cidade recebeu, das 7 horas da manhã até as 22 horas, um grande evento para celebrar a data especial. O feriado municipal foi repleto de atrações culturais, musicais e de lazer para todas as idades, contando com praça de alimentação, feiras, tendas e uma série de serviços gratuitos oferecidos por secretarias e órgãos municipais.
Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura de Londrina, Bruno Ubiratan, os londrinenses foram presenteados com um evento gratuito que engrandeceu ainda mais os 83 anos completados pela cidade. “Foi uma festa pacífica e familiar que ocorreu com êxito, enriquecendo as celebrações oficiais de fim de ano e atendeu as expectativas do público que compareceu em bom número, tendo à disposição uma grande diversidade de atrações. Para tornar isso possível, houve forte empenho de todos os parceiros envolvidos, que trabalharam de forma integrada para proporcionar esse belo evento”, comentou.
As atividades tiveram início logo no começo da manhã, às 8 horas, com a 16ª Prova Pedestre Cidade de Londrina. Mais de mil pessoas estiveram na mais tradicional prova de rua do município, que incluiu categorias variadas, no masculino e feminino, envolvendo pessoas de 15 até 70 anos de idade, com provas de 10km e 4km. Ainda pela manhã, houve uma celebração de gratidão pelos 83 anos da cidade com a presença de pastores e padres da região, além de grupo de canto e banda.
A comunidade teve a oportunidade de usufruir de vários serviços gratuitos durante a manhã e tarde. Entre as ações desenvolvidas no local, houve espaços de saúde para aferição de pressão e índice glicêmico, orientação sobre dengue e outras endemias, conscientização no trânsito, distribuição de mudas para plantio e material informativo sobre violência contra a mulher.
O público infantil participou de contação de histórias, atividades lúdicas da Biblioteca Móvel Ambiental e oficinas circenses com o grupo CLAC Circo. Na área gastronômica, cerca de 20 food trucks comercializaram produtos diversos de alimentação.Também foi realizada a Feira do Agricultor, com produtos da agricultura familiar, e da Economia Solidária com seus produtos de Natal, além de uma feira de doação de animais em parceria com a associação Amigo Bicho.
Shows – No final da tarde começaram as atrações culturais e musicais no palco organizado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).O público foi animado com os shows da Banda de Palhaços do CLAC, do grupo Benedito Fala Torto, da lenda do Blues americano, JJ Jackson, e do grupo Bloco Bafo Quente, que terminou o evento, já à noite, em grande estilo, colocando pessoas de todas as idades para cantar e dançar com temas de samba e carnaval.
A advogada Valéria Barbosa da Silva compareceu ao evento com um grupo de amigos para prestigiar os shows. Para ela, a festa superou as expectativas e chamou a atenção pela organização e pela diversidade de atrações e de público. “Estavam presentes muitas crianças, jovens e famílias com pessoas de todas as idades se divertindo juntas. Gostei muito dos shows, principalmente das apresentações do cantor JJ Jackson e do Bloco Bafo Quente, que foram muito animados. Espero que o evento seja realizado todos os anos, pois foi uma festa bonita e bem organizada”, contou.
Iluminação reforçada – Para deixar a festa ainda mais iluminada e bonita, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação realizou diversos trabalhos por meio da Gerência de Iluminação Pública. Durante a semana do evento, a equipe do setor fez os preparativos técnicos e toda a instalação elétrica do palco, da praça de alimentação e iluminou o Aterro do Lago Igapó.
De acordo com o servidor da Gerência de Iluminação, Alessandro Antônio Capeloto, foram necessários três dias para executar as instalações, incluindo várias entradas de energia temporária, além de 300 metros de cabo utilizados para reforçar a rede de energia, e mais 15 holofotes reforçando a iluminação. “Dessa forma, o espaço ficou mais atraente em uma noite repleta de luzes para acomodar a população com conforto e segurança”, destacou.
Na rotatória da Avenida Maringá com a Rua Joaquim de Matos Barreto, foi instalado um novo superposte, melhorando a iluminação dessa região do Lago Igapó. “Essa estrutura permanecerá fixada naquele local mesmo depois do evento”, informou Capeloto.
A equipe da Prefeitura também ficou de plantão durante todo o evento para solucionar possíveis problemas de iluminação e a estrutura do evento contou com dois geradores de prontidão para o caso de queda de energia.
Por conta do trabalho de fiscalização da equipe de Iluminação, os servidores constataram lâmpadas apagadas no entorno do Aterro do Lago e a Sercomtel Iluminação foi acionada para que fosse realizada a manutenção. Ainda no mês do aniversário de Londrina, a Prefeitura entregará novos trabalhos de iluminação em diferentes pontos da cidade.
Realização – O evento foi uma realização da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), juntamente com o projeto “O carnaval é o ano todo”, da Associação dos Profissionais de Dança de Londrina (APD), com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). As atividades contaram com o apoio da Prefeitura de Londrina, por meio de seu gabinete, secretarias e órgãos.
Estrutura – Para acomodar bem o público, o evento contou com um palco de 8 por 10 metros e 1m50cm de altura, dezenas de tendas e 64 banheiros químicos, sendo 30 femininos e 30 masculinos, além de 4 reservados exclusivamente para pessoas com deficiência. Também estavam à disposição duas ambulâncias de UTI Móvel preparadas para garantir a segurança do público.
Fotos: Vivian Honorato
Fonte: Prefeitura de Londrina – Arquivo
O Maringá