1° de agosto – Dia Mundial do Escotismo

1° de agosto – Dia Mundial do Escotismo

Foto: divulgação/ Escoteiros do Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

No dia 1º de agosto, Escoteiros de todas as partes do mundo se reúnem para comemorar o Dia do Escotismo, prática reconhecida pelo seu método educativo, que proporciona aos jovens das mais diferentes culturas e credos a oportunidade de se tornarem cidadãos ativos em suas comunidades, contribuindo na construção de um mundo melhor.

Em 1907 aconteceu o primeiro acampamento escoteiro no mundo, na Ilha de Brownsea, na costa sul da Inglaterra, com a participação de 20 rapazes. Essa era a forma que o fundador Robert Stephenson Smyth Baden Powell, também conhecido como B.P, havia encontrado para testar suas ideias. E ao longo de oito dias, ele aplicou diversos ensinamentos sobre vida em equipe e ao ar livre, acampamentos, fogueiras, jogos, rastreamento, observação e dedução, técnicas de primeiros socorros, alimentação e boas ações. Ele havia pensado nessa diversidade de práticas para que os jovens pudessem voltar para casa mais independentes e com novas habilidades.

No primeiro dia de acampamento B.P dividiu os jovens e entregou a cada um dos rapazes as fitas com cores diferentes para identificar as patrulhas, sendo elas: Maçaricos – amarelo, Corvos – vermelhos, Lobos – azul e Touro – verde. Depois disso Robert também distribuiu aos membros das patrulhas deveres (lenhador, cozinheiro, enfermeiro e etc.) e cargos (Monitor e Submonitor). E as atividades desenvolvidas por eles durante os oito dias foram: observação, artes marciais, cavalheirismo, salvamento de vidas, patriotismo, entre outras.

O acampamento foi um sucesso e, no início do ano seguinte, Baden Powell lançou as seis edições do guia “Escotismo para Rapazes”, sem sonhar que estaria fundando o maior movimento educacional de jovens do planeta. A busca pelos manuais foi tão grande que ocasionou o surgimento de Tropas Escoteiras por toda parte. Em vista dessa inesperada expansão do Movimento, B-P afastou-se do exército e se dedicou à sua “segunda vida”, como chamava o Escotismo. Passou, então, a viajar por diversos países, para orientar a constituição e o trabalho das associações escoteiras e para fazer do Escotismo uma grande fraternidade mundial.

O Escotismo foi crescendo, ramificando-se também numa vertente para as meninas (em 1909) e, em 1920, com o fim da Primeira Guerra Mundial, reuniu cerca de 8 mil jovens em Londres para o primeiro Jamboree Mundial, o maior evento escoteiro do mundo até então, com o famoso lema: “Sempre alerta”.

Fonte: Grupo Escoteiro Novo Horizonte Maringá e Escoteiros do Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile