A espera terminou. A Universidade Estadual de Maringá (UEM) divulgou nesta sexta-feira, 19 dezembro, a lista de aprovados no Vestibular de Verão e na Etapa 3 do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025. A informação está disponível no site e no App Vestibular UEM.
Ao todo, 1.726 candidatos foram aprovados para mais de 70 cursos de graduação da instituição, distribuídos em seis câmpus.
A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) também publicou as estatísticas dos concursos, o desempenho dos candidatos e a lista de espera. A principal novidade é o bacharelado em Nutrição, que será ofertado no câmpus de Maringá, no período noturno, com 28 vagas. O ingresso será a partir de 9 de março de 2026, já as matrículas serão de 13 a 19 de janeiro, pelo site da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA).
O período para candidatos classificados declararem interesse na lista de espera será de 20 a 26 de janeiro de 2026. Demais orientações estão disponíveis no site da CVU ou no App Vestibular UEM. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a CVU/UEM pelo WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelo e-mail vestibular@uem.br
1º lugar geral no vestibular
O primeiro lugar geral do concurso é Renato de Freitas Nascimento, de 18 anos, residente em Maringá. Ele atingiu 371,5 pontos na prova e vai cursar Medicina. O aprovado mais novo é Arthur K. O. S., de 14 anos, que prestou o vestibular para Física Médica, no câmpus de Goioerê.
A primeira colocada no novo curso de Nutrição é Camilli Vitória Cardoso Valério, de Mandaguaçu, aprovada com 273,4 pontos. Para ela, a abertura do curso na UEM foi um alívio. “É muito difícil não ter uma faculdade de Nutrição por perto, o que tornava o curso inviável para mim. Agora, tenho essa possibilidade. Prestei alguns vestibulares para Medicina, mas, com essa aprovação, vou pensar seriamente na Nutrição”, explicou.
As provas do Vestibular de Verão 2025 foram aplicadas no dia 2 de novembro para mais de oito mil candidatos. Ao todo, são ofertadas 968 vagas, sendo 670 de ampla concorrência e 298 são voltadas a políticas afirmativas – cotas sociais, sociais para negros, para negros e para pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos puderam se inscrever em até três opções de curso, de diferentes áreas, turnos e câmpus.
O curso de graduação mais concorrido foi Medicina, com 2.718 candidatos inscritos. A maior concorrência foi pelo sistema de cotas sociais, com 516 candidatos por vaga; na ampla concorrência, foram 388,28 candidatos por vaga. Odontologia teve a segunda maior concorrência, também por cotas sociais, com 69 candidatos por vaga; no sistema universal, 37,5.

PAS
A realização das provas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) 2025 ocorreu em 23 de novembro com 21.389 estudantes. Ao todo, na Etapa 3, são ofertadas 758 vagas, em mais de 70 cursos de graduação presenciais. Dessas, 471 são de ampla concorrência e 287 são voltadas a políticas afirmativas. O resultado também contempla o desempenho dos candidatos das etapas 1 e 2, com classificação para o próximo ano.
O curso mais concorrido do PAS também foi Medicina, com 104,4 candidatos por vaga no sistema universal e 83 candidatos por vaga por cotas sociais. A segunda maior concorrência foi de Biomedicina, pelo sistema de cotas sociais, com 49 candidatos por vaga; seguida por Engenharia de Software (anteriormente chamado de Informática), com 48 candidatos por vaga pelas cotas sociais e 41,4 por ampla concorrência.
Bancas de heteroidentificação
Os candidatos aprovados pelas políticas de cotas para negros e cotas sociais para negros (primeira e segunda chamadas) devem ficar atentos às entrevistas presenciais de heteroidentificação. O procedimento ocorrerá no período de 7 a 8 de fevereiro de 2026, de forma presencial, no câmpus sede da UEM, em Maringá. As instruções completas serão disponibilizadas no período das matrículas.
Com informações da ASC/UEM



