Estamos vivendo dias de dúvidas e incertezas, mas também de união e esperanças. Não sabemos o que será da nossa nação depois das eleições, nem que rumo nossa pátria tomará. Essa situação toda gera muita ansiedade em quem está participando desse processo.
Não sabemos se continuaremos com a nossa tão amada bandeira verde e amarela ou se será substituída por outras cores. Não sabemos se nossos valores prevalecerão ou se serão substituídos por outros valores. É um momento de incertezas.
Ansiedade, essa emoção tão familiar, que causa reações no nosso corpo e que está ocorrendo nesses dias que antecedem a eleição para presidente em nosso pais, está judiando de todos os brasileiros.
Ansiedade generalizada é caracterizada por um medo e uma preocupação excessiva persistente e na grande maioria das vezes as pessoas não tem necessariamente, consciência de sua origem.
Esse sentimento pode deixar a pessoa paralisada, sem conseguir realizar tarefas de seu cotidiano, tarefas antes comuns se tornam difíceis de executar. Começam alguns sintomas físicos como dores de cabeça, insônia, indisposição, angústia e tensão constante. Existem vários tipos de ansiedade, que podem acontecer por diversos motivos. Porém esse é um sentimento natural ao ser humano. Pode ser também considerada um transtorno, indo desde o Transtorno de Ansiedade Generalizada a Síndrome do Pânico e Fobia Social.
Essa emoção é também, uma reação natural do corpo que ocorre em momentos de tensão. Os sintomas físicos mais conhecidos são: respiração acelerada, taquicardia, pensamentos negativos e sentimento de paralisia.
Os sintomas podem se apresentar em quatro grupos: físicos, comportamentais, cognitivos e emocionais, podendo acelerar o coração, eriçar os pelos, alterar a frequência respiratória, ter tensão muscular, ter irritabilidade, ter o ritmo da fala acelerado, gesticular enquanto fala, problemas com concentração e memória, excesso de preocupação, dificuldade de tomada de decisão, problemas para dormir, sentimento de incapacidade, e paralização, angústia e nervosismo.
Esse transtorno, caracteriza-se por uma preocupação constante sobre tudo em sua vida. A pessoa não consegue relaxar, pois acredita que tudo vai dar errado. Sua cabeça só sustenta pensamentos negativos, esperando sempre que o pior aconteça.
Os desafios do cotidiano fazem parte da vida humana, muitos são os contratempos, muitos são os planejamentos que não saíram como o esperado, mas precisamos cultivar o equilíbrio mental e emocional, que, se fazem tão necessários para os momentos de crises.
Nesse momento de dúvidas e incertezas, precisamos urgente alimentar coisas boas, termos esperança de que o melhor está por vir. Enfrentar os desafios que a vida nos traz, faz parte da nossa condição humana.
Acreditar que fizemos “o certo” ou seja, que fizemos nossas escolhas sem nos preocuparmos com a aprovação dos outros, e sim de acordo com nossas crenças e experiências, nos traz tranquilidade e consciência tranquila.
Essa capacidade que temos de aceitar as dificuldades e extrair algo positivo de um momento difícil como o que estamos vivendo agora, é o que diferencia uma pessoa com inteligência emocional de outra nem tão inteligente assim.
Amanhã, quando acordar, seu primeiro pensamento deve ser: independente do que acontecer nesse dia, vou me sentir muito feliz. Procure olhar para tudo e para todos com alegria, pensando sempre que você pode fazer não o bom, mas o melhor. Viva pelo prazer de viver, como tudo na vida exige treino, disciplina e boa vontade, comece nesse momento seu processo para ter alegria em viver, um dia de cada vez, que com certeza irá funcionar.