Anvisa está monitorando passageiros do navio ‘Costa Diadema’ que atracou em Salvador e está com surto de covid-19

Anvisa está monitorando passageiros do navio 'Costa Diadema' que atracou em Salvador e está com surto de covid-19

Foto: Daniel Capella

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Costa Diadema, da companhia italiana Costa Cruzeiros, saiu do porto de Santos na última segunda-feira (27) e atracou em Salvador por volta das 8h desta quinta-feira (30) com 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Inicialmente haviam 56 casos confirmados de Covid-19, no entanto após 24 horas mais 12 passageiros testaram positivo para a doença, informação confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS). Técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão no interior do navio realizando investigação epidemiológica.

O próximo destino do transatlântico é o Réveillon em Ilhéus, no Sul da Bahia e depois volta para Santos. Todos os passageiros contaminados estão isolados em cabines separadas, nos andares inferiores do navio e os demais passageiros estão sendo impedidos de descer do navio. Em nota a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) informou: “Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, estão bloqueando o desembarque dos passageiros e adotando demais medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários”.

De acordo com denúncias dos próprios passageiros, os protocolos de segurança não estavam sendo seguidos adequadamente no navio, com pessoas se servindo nos bufês sem máscara de proteção e tripulação usando o acessório de forma inadequada, com o nariz totalmente de fora. A companhia Costa Cruzeiros não respondeu até a publicação da nota.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile