Uma árvore caiu nesta quarta-feira, primeiro dia de 2025, em Maringá. Com a queda, um trecho da rua Samuel Wainer, na Vila Esperança, ficou totalmente bloqueado para passagem de veículos. Apenas pedestres conseguem passar pelas calçadas.
Segundo um dos moradores, o pé de seriguela veio ao chão no horário do almoço neste feriado de 1º de janeiro. A causa estaria associada a ventos fortes naquela região, entre as ruas Vitória e Iguaçu. A árvore também estaria em bom estado de conversação. Ela “quebrou” na base (ver fotos abaixo).
No horário de 11h, conforme o Simepar, ventos de 11.9 km/h passaram por Maringá, com rajadas de vento a 27.4 km/h. Ao meio dia, a velocidade baixou para 9 km/h e rajadas de 21.2 km/h.
“A tarde desta quarta-feira foi de tempo abafado com formação de temporais de verão desde o extremo noroeste, divisa com São Paulo até o sul, divisa com Santa Catarina. As tempestades foram de curta duração, porém intensas e com elevada incidência de trovoadas”, diz o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná Reinaldo Olmar Kneib, via site.
A reportagem passou pelo local por volta de 18h30 desta quarta e a árvore continuava bloqueando a passagem de veículos nesse trecho da Samuel Wainer.
Abaixo, mais fotos da árvore:
Créditos: Cristiano Martinez
Previsão para quinta-feira
Na quinta-feira, 2 de janeiro, o dia inicia mais uma vez com sensação de abafamento devido ao transporte de calor e umidade vindos do Brasil Central.
“A formação de um sistema de baixa pressão entre o Paraguai e o Nordeste da Argentina intensificará as instabilidades sobre o Paraná ao longo da tarde. Tempestades são previstas, inicialmente, no setor centro-oeste do estado, avançando gradativamente para as demais regiões ao longo do dia”, prevê o Simepar.
Para Maringá, a previsão é de tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva. A probabilidade de ocorrência de chuva gira em 96%, com precipitação acumulada de 5.7 mm.