Obra que ligará dois dos principais corredores rodoviários, conectando a PR 317 à BR 376, a duplicação do Contorno Sul de Maringá é esperada com grande expectativa não apenas pela população maringaense. É uma das principais rotas de ligação entre Maringá e Sarandi, Paiçandu e Marialva, além de servir como alternativa para motoristas que seguem para Paranavaí, Campo Mourão e demais regiões. O trecho registra congestionamentos diários, sobretudo na rotatória de acesso à BR-376, ponto onde também há recorrência de acidentes envolvendo caminhões.
O Governo do Paraná e a Prefeitura de Maringá formalizaram no dia 10 de dezembro, em Maringá, o convênio que garante a execução da nova etapa do projeto de duplicação do Contorno Sul. Com o documento assinado, o município está autorizado a iniciar o processo licitatório da obra, que receberá investimento de R$ 450 milhões do Estado. Trata-se do maior aporte estadual já destinado para uma intervenção de infraestrutura urbana na região Noroeste.
Mas antes, nesta quinta-feira, 18 dezembro, está marcada a audiência pública da obra de duplicação e restauração da av. Prefeito Sinclair Sambatti (Contorno Sul), às 19h, no auditório Hélio Moreira (entrada pela Av. XV de Novembro, 701 – andar térreo – Prefeitura Municipal de Maringá).
Essa audiência é um instrumento de participação administrativa, aberto a cidadãos e grupos sociais, destinado a garantir a legitimidade das ações do Poder Público. Trata-se de um procedimento formalmente previsto em lei, por meio do qual a população exerce o direito de apresentar opiniões, propostas e sugestões que podem orientar a administração municipal na tomada de decisões com maior consenso e aceitação social.
A audiência pública está prevista na Lei Complementar n.º 1.424/2024, na Lei Complementar n.º 934/2012 e na Lei Federal n.º 14.133/2021. Os objetivos são de ouvir a população sobre as obras de duplicação e restauração da Avenida Prefeito Sincler Sambatti; garantir que a comunidade participe de forma efetiva das decisões que envolvem empreendimentos de relevante interesse público; e promover a transparência do processo e ampliar o diálogo entre sociedade e administração municipal.
Os materiais referentes ao assunto, com documentação, estudo e orçamento, estão disponíveis neste link: https://encurtador.com.br/yHpT
Entenda a obra
A iniciativa contempla quase 12 quilômetros de extensão e prevê uma transformação completa do corredor, que hoje reúne tráfego metropolitano, deslocamentos urbanos e circulação de veículos pesados. O projeto inclui pavimento rígido em concreto, 17 viadutos, passarelas, uma ponte, vias marginais e ciclovias. Todo o andamento será acompanhado tecnicamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em modelo de cooperação entre Estado e município.
A obra garantirá a duplicação integral entre a BR-376 e a PR-317. Na área mais crítica, a atual rotatória dará lugar a um conjunto de novas estruturas, incluindo um viaduto duplo e outras quatro obras de arte especiais. A reconfiguração permitirá separar o fluxo de longa distância do tráfego urbano, reduzindo conflitos e ampliando a segurança.
No segmento principal, será aplicado pavimento em concreto pelo método whitetopping, técnica na qual o asfalto existente é reaproveitado como base para a nova camada rígida. O Paraná é referência nacional nessa solução, que oferece vida útil superior a duas décadas, maior aderência e menores custos de manutenção.
As vias marginais, acessos e alças de ligação utilizarão pavimento flexível, garantindo melhor integração com o tráfego urbano. O projeto também reorganiza a mobilidade interna de Maringá, com novos acessos a corredores importantes, como as avenidas Guedner, Joaquim Moleirinho, Carlos Correa Borges e Carmen Miranda.
Para o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o investimento estadual atende não apenas à cidade, mas a toda a dinâmica de deslocamento regional. “O Contorno Sul não é uma rua de Maringá, mas recebe todo o fluxo de Campo Mourão para Curitiba e de quem segue para o Sul. Por isso, esta é uma ação que precisava do apoio do Governo do Estado”.
Projeto Estruturado
O projeto foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e teve acompanhamento da Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras Públicas. A proposta passou por análise e recebeu aprovação técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e do DER/PR em 25 de novembro, etapa que antecedeu a formalização do convênio.
A duplicação do Contorno Sul era reivindicada há décadas por moradores e pelo setor produtivo. Atualmente, o trecho enfrenta desgaste do pavimento, buracos e sobrecarga de veículos, combinação que prejudica a segurança de motoristas e reduz a eficiência do transporte de cargas na região.



