A expressão body positive, ou melhor, corpo positivo, é um movimento que valoriza a aceitação do corpo sem o dever de se encaixar em um padrão. Gordo, magro, com celulite, sem celulite, com estrias, sem estrias, com alguma imperfeição ou cicatriz, o objetivo é a amar a sua forma como ela é.
Embora seja uma ação que conquistou o público feminino principalmente nas redes sociais, surgiu na década de 1960, com o lema “meu corpo, minhas regras”, que é usado até hoje.
Dessa maneira, além da valorização da mulher e sua posição na sociedade, o body positive virou uma outra forma de manter o autocuidado constantemente. Com isso, ao aconselhar um olhar mais afetuoso sobre nossos corpos, o movimento revigora a autoestima feminina, excluindo incertezas, ódio, preocupações estéticas intensas e interferências exageradas, que são causadas por um modelo de beleza imposto.
Ao adotar o movimento, muitas mulheres passam a vivenciar sensações e sentimentos mais otimistas e saudáveis. Resumindo, o body positive nos aconselha um pensamento menos focado em atender padrões de beleza, nos ensinando a valorizar e amar aquilo que somos, do modo que somos, em uma relação mais aberta, respeitosa e gentil conosco e com os outros.