Bombeiras militares do estado atuam em todas as missões que a profissão exige

O Maringá

Bombeiras paranaenses estão em todas as missões - Foto: CBMPR

As Bombeiras militares estão ganhando seu merecido espaço. O Paraná conta com 278 mulheres atuando no Corpo de Bombeiros Militar, um efetivo que representa a 8,5% de todos os profissionais envolvidos atualmente. Esses números parecem ser pequenos frente ao crescimento do sexo feminino nessa profissão, No entanto, desde 2005 quando teve início da mulher como bombeira no Paraná os números estão sempre em alta.

As mulheres também avançaram a respeito das funções exercidas, seja na área de planejamento ou na operacional, combatendo incêndios, resgatando pessoas em situação de risco e emergências.

Mulheres avançam cada vez mais nos trabalhos como Bombeiras militares do Paraná – Foto: SESA

Entre os cadetes do curso de formação, 17 dos 52 alunos são mulheres totalizando 32,7%. Entre os oficiais, dos 309 integrantes desse grupo de profissionais, 48 são do sexo feminino (15,5%). A graduação mais alta já atingida por elas é a de major, que só fica abaixo de tenente-coronel e coronel. Duas mulheres conseguiram chegar a esse patamar.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, explica que elas passam por treinamentos intensivos e estão muito preparadas para enfrentar os desafios exigentes da profissão, desempenhando papéis cruciais na Corporação com coragem e dedicação. “As mulheres têm um papel importante no Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, desempenhando todas as funções realizadas pela Corporação – atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio, busca e salvamento entre outras”.

Sair da versão mobile