Campanha quer evitar o desperdício de água

Com a baixa do lençol freático aumenta o risco de o município precisar fazer racionamento, como aconteceu no ano passado

Falta de água faz Marialva decretar Emergência

FALTE DE AGUA - TORNEIRA - GOTA - GOTEIRA

Como acontece em todos os anos no período do inverno, o Serviço de Água e Esgoto de Marialva (Saema) está alertando à população quanto à necessidade de se evitar o desperdício de água. Caso não ocorra a colaboração dos consumidores, a autarquia terá que fazer racionamentos, como já aconteceu em outros anos.

A Saema está usando todos os meios para que sua mensagem chegue aos consumidores, como rádio e redes sociais. A mensagem traz dicas de como fazer todos os serviços de casa, inclusive lavagem de calçadas e de carro, gastando pouca água. O objetivo é conscientizar as pessoas que o abastecimento está no limite, mas se houver a colaboração de todos não ocorrerá qualquer falha no abastecimento e não haverá necessidade de se decretar racionamentos, como ocorreu durante a crise hídrica do ano passado.

De acordo com a autarquia, isto acontece porque durante o período do inverno as chuvas diminuem, há longos períodos de estiagem, e assim  o lençol freático fica baixo. Como a maior parte dos domicílios de Marialva é abastecida por poços artesianos, há uma queda na extração e reservação, podendo algumas regiões da cidade sofrer descontinuidade do abastecimento.

Sair da versão mobile