Mesmo com a queda nos principais indicadores que registram casos de coronavírus no Brasil, o Observatório Covid-19 Fiocruz alertou a população na segunda-feira (13) sobre os cuidados que são necessários para as festas de Natal e Ano Novo, devido a nova variante Ômicron.
Segundo o Observatório, é fundamental manter as medidas adicionais para controlar a disseminação da doença e avançar com a campanha de vacinação e lançou uma cartilha que envolve recomendações em formato de cards que podem ser compartilhadas nas redes sociais e pelo WhatsApp, assim como também estará disponível uma enquete, que simula um jogo ao qual os participantes que desejam ir a um encontro de fim de ano entre a família ou amigos possam respondê-la, para aprenderem as recomendações mais seguras, evitando aglomerações.
Essa é a segunda edição da cartilha, que tem como objetivo incentivar a vacinação, como principal forma de proteção. Algumas das recomendações formuladas na edição do ano passado continuam valendo, especialmente para aquelas pessoas que não sabem se todos os que estarão presentes nos encontros e eventos de fim de ano foram vacinados, se são do grupo de risco, ou mais vulneráveis, como os idosos, ou se há crianças na família que ainda não se vacinaram.
Outro objetivo é esclarecer, dialogar e pactuar estratégias solidárias e conscientes para que as pessoas possam manter as festas cuidando umas das outras, e também incentivar parentes, amigos e colegas de trabalho não imunizados a se vacinar.
Para o coordenador do Observatório Covid-19 da Fiocruz, Carlos Machado, o cenário atual é mais favorável do que em 2020, mas ainda é preciso manter cautela, especialmente diante das incertezas relacionadas à nova variante do coronavírus e à intensidade de circulação de pessoas nesse período do ano. “Proteja você e sua família”, reforçou Machado.