A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, apresentou um balanço preliminar sobre a participação no Concurso Público Nacional Unificado (CNU) realizado no domingo, 18 de agosto de 2024. Com 2,14 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão de pessoas compareceram para realizar as provas, resultando em uma taxa de abstenção superior a 50%.
Segundo a ministra, esse índice está dentro das expectativas, especialmente ao comparar com outros concursos de grande porte. “Está dentro da nossa expectativa, comparando com outros concursos desse tamanho, nesse quantitativo de gente”, afirmou Esther Dweck. Ela destacou que o Distrito Federal teve a menor taxa de abstenção, enquanto o Ceará registrou a maior. Os dados ainda são preliminares, e o MGI divulgará números consolidados na segunda-feira, 19 de agosto.
Esther Dweck apontou que a abstenção foi mais acentuada entre os candidatos a vagas de nível médio, enquanto a participação foi maior entre os concorrentes a cargos de nível superior. Ela também destacou a presença de 1 milhão de candidatos como um marco que mantém o CNU como o maior concurso já realizado no país, com o objetivo de diversificar e modernizar o serviço público brasileiro.
O concurso foi realizado em 228 cidades em todo o Brasil e ofereceu 6.640 vagas em 21 órgãos federais. Esther Dweck observou que o concurso transcorreu sem maiores incidentes, com apenas 0,2% dos locais de aplicação registrando problemas menores. Cerca de 500 candidatos foram eliminados por descumprirem regras do edital, como sair da sala de provas levando o caderno de questões, o que não foi considerado um problema de segurança.
A ministra e o advogado-geral da União, Jorge Messias, também destacaram a baixa judicialização do concurso, com nenhum processo judicial registrado nas últimas 48 horas. As provas, que começaram às 9h, foram finalizadas entre 17h30 e 19h, dependendo do bloco de conhecimentos e das necessidades especiais dos candidatos.
O caderno de questões será disponibilizado ainda neste domingo, 18 de agosto, às 20h, e o gabarito oficial preliminar será divulgado na terça-feira, 20 de agosto. O resultado final do concurso está previsto para 20 de novembro de 2024.