Nesta quarta-feira (22) comemoramos o Dia do contador, o profissional que diariamente estuda e avalia as atividades financeiras, econômicas e patrimoniais das empresas, que trabalha como um ‘consultor de negócios’, que precisa estar atento às atualizações das leis e as datas das obrigações fiscais, realizando o controle das receitas, despesas e lucros das organizações.
O Dia do contador é uma homenagem à criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis e Atuariais no Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foi regulamentado pelo Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas.
História da contabilidade no Brasil
Muito antes do decreto, no período quando a Família Real Portuguesa chegou ao Brasil, com a atividade colonial houve a necessidade de criar um órgão para gerenciar o patrimônio público, devido ao aumento das despesas dos estados. No ano de 1808 foi criado o Banco do Brasil e o Erário Régio, também chamado de Tesouro Nacional e Público, e as Tesourarias de Fazenda nas províncias eram administradas por um contador, um inspetor e um procurar fiscal.
A Escola de Comércio Álvares Penteado, localizada em São Paulo, foi a primeira instituição especializada em contabilidade no Brasil, criada no ano de 1902.
De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Coordenadoria de Registro, atualmente existem mais de 364 mil contadores e cerca de 156 mil técnicos de contabilidade, totalizando 520 mil profissionais que usam todo o seu conhecimento para melhorar a gestão contábil das empresas em todo o Brasil. No Paraná existem 25.633 contadores e 7.889 técnicos, totalizando 33.522 (dados extraídos na presente data, por meio do link https://cfc.org.br/registro/quantos-somos-2/).
Perfil do contador
De acordo com o Guia da Carreira, o profissional formado em Ciências Contáveis precisa ser organizado, disciplinado e o principal, ter afinidade com números, para poder desempenhar as suas funções. E também ter senso de responsabilidade e ética, pois lida com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa, e se houver algum erro pode acarretar em prejuízos e multas para as empresas.
O contador precisa acompanhar as mudanças impostas pelo Governo no que diz respeito ao recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais, entre outros.
O curso de Ciências Contábeis é oferecido em mais de mil universidades brasileiras nas modalidades presencial e à distância e o contador está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país, segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que informou que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados.
Maringá
“As decisões do empresário ficam sustentáveis quando são assistidas por um contador. A nossa função é auxiliar o empresário nas suas decisões, apontando os caminhos mediante os resultados dos números apurados”, explicou o contador Valdir de Moura da Silva, responsável pelo Escritório Modelo em Maringá, que está há 46 anos prestando serviços nos departamentos: contábil, expediente, fiscal, pessoal e pessoa física. Ele é formado em Ciências Contábeis há 26 anos e desde então nunca mais atuou em outra área. “Sempre temos palestras, cursos e treinamentos para nos manter atualizados, por isso trabalhamos com uma boa equipe”, revelou.
O Escritório Modelo presta assessoria em todos os seguimentos do mercado industrial, comercial e prestadores de serviço, orientando os clientes de acordo com o seu ramo de negócios, buscando dar suporte em suas decisões e necessidades.
O Escritório Modelo está localizado na Av. Brasil, 2037 – Zona 01 em Maringá. Telefone (44) 3226-8889.