Interditada por conta de uma cratera aberta no último dia 13 de outubro, o trecho da avenida São Paulo em frente ao Shopping Avenida Center foi liberado na madrugada desta quinta-feira, 23 outubro. O serviço feito pela Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana, terminou hoje.
“Liberamos a pista ainda de madrugada. A obra está concluída. Agora, tem os ajustes finos que a equipe vem fazendo”, explica o secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta, realizada no canteiro central da São Paulo, local onde abriu um buraco que se transformou em verdadeira cratera após chuvas torrenciais na Cidade Canção, nos dias 12 e 13 de outubro.
Segundo Mussio, foram dez dias úteis de obras de reparação, utilizando mão de obra, maquinários e equipamentos da Prefeitura. É a mesma equipe que fez o dreno da avenida Morangueira, em trecho que tinha histórico de alagamentos. “Foi uma obra com muita eficiência, graças aos funcionários públicos. O prefeito Silvio Barros dá liberdade para trabalhar”, diz o secretário, acrescentando que alguns equipamentos eram alocados de terceiros. Aliás, a administração preferiu não empregar empresas externas.
Os trabalhos na São Paulo eram realizados com horas extras, começando muitas vezes seis da manhã e se estendendo até uma da manhã do dia seguinte. O secretário explica que se romperam três galerias pluviais abaixo do solo, sendo que havia um tunnel liner que sai do rebaixamento da linha férrea até o Parque do Ingá com 14 metros de profundidade.

No dia em que o buraco se formou, rapidamente ganhou grandes dimensões. Começou com um metro de diâmetro, depois sete metros de boca por sete e meio de profundidade. Se continuasse a crescer, havia risco de afetar a estrutura dos prédios da vizinhança, como, por exemplo, o shopping. Inclusive, o estacionamento do Avenida Center é rebaixado.
O preenchimento do local onde o pavimento cedeu no canteiro central da Avenida São Paulo ocorreu no domingo, 19. Já na segunda-feira, 20, as equipes iniciaram a reconstrução do meio-fio do canteiro e compactação da área. Na sequência, foi feita a fresagem e recapeamento completo do trecho. E agora, nesta quinta, a liberação total.
A fim de melhorar o fluxo de veículos no local, as equipes da Prefeitura criaram uma pista de desaceleração para os veículos que realizam a conversão à direita na São Paulo.
Atualizações no Trânsito
O trânsito também foi totalmente liberado nas Avenidas Tamandaré e Mauá. O sentido da Rua Amadeu Progiante foi restabelecido, passando novamente a operar no sentido Avenida Horácio Racanello para a Avenida Mauá.
Na Rua Piratininga, permanece o duplo sentido de circulação no trecho compreendido entre a Avenida Horácio Racanello e a Avenida Brasil.
Rotas alternativas
Para que as equipes pudessem realizar as obras, o trabalho também envolveu a participação das secretarias de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, que atuaram na organização do trânsito e suporte aos motoristas. Medidas que já estavam sendo analisadas foram antecipadas para melhorar o fluxo de veículos na região central. A Prefeitura de Maringá reabriu os cruzamentos da Avenida Brasil com as ruas Vereador Basílio Sautchuk e Piratininga e criou a terceira faixa na Avenida Duque de Caxias. As medidas são permanentes e seguirão em funcionamento.
Até a instalação dos novos semáforos nos cruzamentos da Avenida Brasil, os locais funcionarão com apoio de agentes de trânsito da Secretaria de Segurança nos horários de pico: das 7h às 9h, das 11h30 às 14h e das 17h às 19h. Na Avenida Duque de Caxias, a terceira faixa no binário da esquerda funciona das 6h30 às 9h e das 17h às 19h30. Neste horário, fica proibido o estacionamento na via.

Entenda
As obras de recuperação da rede de galerias e da tubulação no canteiro central da Avenida São Paulo iniciaram no dia 16 de outubro, numa força-tarefa das secretarias de Infraestrutura e Limpeza Urbana. Em 13 de outubro, o pavimento cedeu devido a rompimento da caixa de passagem da rede de galerias.
As equipes do município utilizaram maquinários para escavar o local e chegar ao tunnel liner, estrutura a cerca de 12 metros de profundidade e que leva a água da chuva da linha férrea até o Parque do Ingá.
O trabalho foi realizado com guindaste para o içamento dos tubos e reconstrução da rede de drenagem do local. Devido ao trabalho realizado no local, trabalho, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) precisou fazer adequações adicionais no trânsito para garantir a segurança de motoristas e trabalhadores. Por isso, o trânsito na região ficou interditado durante os dias de trabalho na obra.
