Com programa de aceleração, startups registram crescimento de 160% no faturamento

Participantes do 5º ciclo de aceleração da EVOA conquistaram clientes e se aproximaram de grandes players

entrepreneur 723045 960 720

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Oito startups concluíram o 5º Batch de Aceleração da EVOA, aceleradora sem fins lucrativos de Maringá, no último mês, registrando um salto no faturamento de 160% na comparação entre o desempenho dos negócios no primeiro e no segundo trimestre deste ano. O programa é gratuito e ofereceu apoio para empresas de dois estados e 11 cidades.

Dentre 38 inscritas, as selecionadas para o programa foram a Freedo, Hawk Lab, Linkle, DocFor, Ibag, MGA Play Games, Arbrain e LZ Energia. Juntos, de abril a junho, os negócios faturaram mais de R$ 225 mil. Segundo a gerente de aceleração da EVOA, Carolina Rebelo, as empresas fecharam negócios com mais de 30 clientes e ainda geraram quatro empregos.

“As startups receberam mais de 100 horas de treinamento no período, 60 horas de acompanhamento semanal, 40 horas de mentorias, participaram de dez encontros em grupo e puderam apresentar suas soluções para cinco fundos de investimento”, diz Carolina.

A Freedo, que oferece solução para personal shoppers, dos sócios Marly Midori e Rodrigo Koga Petrulio, iniciou uma nova fase depois de participar da aceleração. Segundo Marly, CEO do negócio fundado em 2019, a validação de mercado aconteceu dentro do Batch. “Nós somos programadores técnicos. Estávamos vendendo errado e aprendemos a fazer da maneira certa. Saímos de um case para clientes efetivos e pagantes. Hoje estamos sendo acionados por clientes sem mesmo procurá-los”, conta.

Para Nickolas Kretzmann, consultor do Sebrae/PR, uma das instituições parceiras da EVOA e dos programas de aceleração, o objetivo de fortalecer a região com empresas de classe mundial vem sendo cumprido, considerando as mais de 30 startups aceleradas em cinco ciclos, que faturaram, juntas, acima de R$ 800 mil durante a participação.

“O programa ocupa papel importante no ecossistema de inovação, ligando pontas e preparando negócios e empreendedores para encarar o mercado. A atuação de atores desse ecossistema tem resultado em uma aceleradora que faz trabalho de gente grande”, comenta o consultor. “Este ciclo misturou encontros presenciais e online, mostrando que a equipe do programa está preparada para atender empreendedores não só da região”, acrescenta.

As startups deste último ciclo fecharam negócios com empresas como Cocari, CSD, Aiqfome, Redbull, entre outras. O gerente executivo da EVOA, Matheus Lisboa Cesco, diz que o programa proporciona um salto na jornada empreendedora. “Ajudamos a ganhar financiamento, validamos modelos de negócios e aproximamos essas empresas do mercado”, frisa.

O 5º Batch de Aceleração contou com parceria do Sicoob, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Sancor Seguros, Cocamar, Cocari e Ligue.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile