A atenção e o reforço a ações e programas para idosos se tornaram cada vez mais comuns no Paraná. Isso porque, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Estado chegará a 2030 com mais pessoas idosas do que jovens e crianças menores de 14 anos. A intenção é beneficiar mais de 80 mil paranaenses desta faixa etária.
Somente em 2024 o Governo do Paraná destinou R$ 25,87 milhões para ações voltadas a pessoas idosas. Os recursos são direcionados ao reforço de estrutura e ações de acolhimento, à inclusão social possibilitada pelo Programa Viaja + 60 e ao Programa Cuida Mais Paraná, de promoção do envelhecimento ativo e saudável.
“O Governo do Estado tem se preparado para essa mudança, para que a população tenha uma condição de envelhecimento saudável, ativo, com autonomia e qualidade de vida”, destaca a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Ações
Em novembro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a lei nº 22.189/2024 , que cria o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. Entre os objetivos estão o fortalecimento da rede de apoio à população com 60 anos ou mais, a criação de bolsas financeiras voltadas tanto para a pessoa idosa em situação de vulnerabilidade quanto para cuidadores familiares e a execução da Rede de Atenção à Pessoa Idosa.
Também no último ano, foi sancionada a lei nº 22.162/2024, que implementa a gratuidade ou desconto de 50% para pessoas idosas na aquisição de passagens para utilização dos serviços de transporte intermunicipal, através da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+. A nova política entra em vigor a partir de maio de 2025.
Em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização e combate à violência contra a pessoa idosa, foi lançada uma campanha publicitária educativa orientando sobre possíveis crimes cometidos contra cidadãos com mais de 60 anos, bem como da importância de denunciá-los, por meio do Disque Idoso Paraná (0800-141-0001).
Outro projeto criado foi o Viaja + 60, que é parte do programa Paraná + Viagem, da Secretaria Estadual do Turismo (Setu). O foco é promover o turismo acessível e enriquecedor para a população 60+ no Estado, incentivando também o bem-estar, lazer, cultura, inclusão social e o desenvolvimento econômico das regiões paranaenses.