Conheça brincadeiras comuns jogadas em outros países em formatos diferentes

A equipe do jornal O Maringá separou alguns jogos comuns no Brasil que existem em outras nações, mas com as particularidades

brincadeiras

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Dia 12 de outubro foi comemorado o Dia das Crianças aqui no Brasil. Essa data foi instituída em 1924, por meio do Decreto n.º 4.867, com o objetivo de criar um dia especial para homenagear os pequenos.

Mas diversos outros países (mais de 100) também têm uma data exclusiva para isso. No caso, é o dia 20 de novembro, que foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o “Dia Universal da Criança”. Essa foi a data escolhida, pois, nesse mesmo dia, foi aprovada a “Declaração dos Direitos das Crianças” pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 1989.

Atualmente, no mundo cada vez mais urbanizado, industrializado e informatizado, a tendência é que muitas das brincadeiras tradicionais percam espaço nas preferências infantis. Mesmo assim, jogos e brinquedos como a peteca, a amarelinha, a ciranda, a pipa e a cama de gato têm valor cultural inestimável, e o lugar dessas brincadeiras no folclore já está garantido.

Considerando tudo isso, como dar às crianças um dia inesquecível, cheio de diversão e alegria? Separamos algumas brincadeiras comuns no Brasil que existem em outros países, mas com as particularidades. Partindo nesta viagem de brincadeiras ao redor do mundo, existe uma fácil de brincar o famoso, “Jokepol”, ou no Brasil, Pedra, papel e tesoura. Com origem asiática, muitos acreditam que o jogo se tronou popular desde o século 17.

No lado europeu do mundo, especialmente na Alemanha, as crianças têm o costume de brincar de “Esconde-esconde”, mas bem diferente do que costumamos jogar, ele é ao contrário. É uma brincadeira que apenas um se esconde e o resto sai para procurar. Quem encontra a criança escondida, se junta a outra no esconderijo, enquanto as outras procuram e assim vai até sobrar uma criança procurando

O jogo “Em cima e em baixo”, no Paquistão, é uma mistura de Pega-pega, mas com algumas particularidades. O pegador tem que tentar pegar todos os outros participantes, mas o detalhe é que vale tudo, as crianças sobem em árvores, cadeiras, muros e o pegador tem que se virar pra conseguir pegar.

Muitas brincadeiras são muito parecidas só muda os nomes, a amarelinha por exemplo, no Chile é chamado de “Rayuela”, o jogo queimada também se joga na Colômbia. Mesmo com culturas diferentes, as crianças se reúnem somente para algo que amam muito, brincar.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile