O que é consumo consciente?
Consumo consciente refere-se ao ato do consumo de forma ordenada, consciente, visando sempre os resultados do mesmo, seja no impacto ambiental, social ecológico, etc.
Ou seja, trata-se de não apenas consumir, mais sim visando o bem estar, a necessidade, a influência que causa o consumo na parte social (pensamento coletivo), Ambiental e financeira.
O Consumo Atual
Hoje em dia, é preciso sempre salientar que boa parte ou quase tudo o que consumimos é fruto de algum recurso natural, que em verdade, pode um dia acabar.
É o caso por exemplo da água potável, todos sabemos que boa parte da água potável que existe está se esgotando, seja ela pela poluição, pela utilização de produtos químicos (Agrotóxicos, produtos domésticos, detrito humano, etc).
Hoje o problema da água já faz com que os cientistas cada vez mais procurem formas de retirar o sal da água dos mares e torna-la potável, tendo este um aspecto não só ambiental como financeiro, uma vez que os processos atuais são muito onerosos.
Os combustíveis fosseis como por exemplo a Gasolina, derivada do Petróleo (recurso natural) este tem um dia para acabar! O Etanol, com sua matéria prima a cana de açúcar, em sua produção existe um tipo de agressão ao solo, sabemos que o próprio plantio deste pode vir acarretar um empobrecimento do solo.
Os Alimentos de maneira geral, em especial hortaliças e grãos também agridem o solo, sendo a consequência última deste, o solo torna-se improdutivo.
Como fazer em casa
Sempre pense e repense no impacto de suas ações do dia a dia, verifique se aquilo que está consumindo é necessário, se agride o ambiente, se vem de fontes segura, renováveis e o mais importante, verifique se é realmente necessário o consumo.
No Ponto de vista ambiental, sempre reutilize produtos e embalagens que você possa estocar, transformar e reutilizar.
Iniciativas
Temos visto hoje inúmeras iniciativas neste aspecto, diversos produtos recicláveis sendo utilizados para os mais inúmeros fins, construção de novos recursos, reutilização de finalidade, etc.
Conheça e de preferência a empresas e empreendimentos que também priorizem o consumo consciente, a economia dos recursos, a utilização de recursos reutilizáveis e renováveis. Seja um consumidor exigente! Envie às empresas sugestões e críticas construtivas sobre seus produtos e serviços e sobre a reutilização dos mesmos.
Divulgue o consumo consciente sensibilize outros consumidores e dissemine informações, valores e práticas do consumo consciente. Monte grupos para mobilizar seus familiares, amigos e pessoas mais próximas. Exija também de partidos, candidatos e governantes e pequenos grupos comunitários propostas e ações que viabilizem e aprofundem a prática de consumo consciente.
Exemplos
Energia elétrica:
- Substitua lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas LED. Apesar de inicialmente apresentar um custo na aquisição mais alto, ele será compensado com a economia de energia.
- Apague as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuem para a sua segurança.
- Mantenha as janelas abertas e aproveite ao máximo a luz natural.
- Outra alternativa para valorizar a luz natural é pintar as paredes do teto com cores claras. Além de refletirem melhor a luz natural, reduzem o consumo de iluminação artificial.
- Também é indicado que se utilize a quantidade de sabão adequada para cada tipo de roupa e que se utilize sempre o ciclo mais adequado para as lavagens; Manter o filtro da máquina sempre limpo também ajuda na economia, já que o equipamento evitará repetir a operação enxaguar de maneira desnecessária;
- O ferro de passar ao lado do chuveiro elétrico são apontados como os maiores vilões no consumo doméstico de energia. Por isso, é preciso usar os equipamentos de forma a evitar o desperdício.
- Além de escolher o ferro de menor potência, a dica é juntar a maior quantidade de roupas possível para passar todas de uma vez só;
- Utilizar a temperatura indicada de acordo com cada tipo de tecido também ajuda na economia;
- Desligue o ferro sempre que pausar o serviço. Assim você poupa energia e evita o risco de acidentes. Além disso, você pode aproveitar o calor do ferro desligado para passar roupas de tecidos leves;
- Sempre que possível, opte por vestir e comprar roupas de tecidos que não amassam ou avalie a real necessidade de passar certas peças de roupa;
- Sempre que possível, ajuste a temperatura para a posição “verão”, pois em “inverno” o consumo é 30% maior, aumentando a tarifa a ser cobrada do consumidor;
- Também não é aconselhado mudar a temperatura com o chuveiro ligado, pois isso pode aumentar o consumo. Outra possibilidade é, se estiver calor, evite usar o chuveiro elétrico;
- Se possível, dê preferência aos sistemas solares para o aquecimento de água. Eles são mais econômicos e ainda ajudam a preservar o meio ambiente.
- Em locais quentes também é preciso usar de maneira inteligente equipamentos como o ar-condicionado. Nesse caso, a primeira dica é escolher corretamente o equipamento de acordo com o tamanho do ambiente;
- Além disso, é importante manter os filtros do aparelho limpos e regular adequadamente a temperatura;
- Também mantenha as janelas e portas fechadas sempre que estiver com o aparelho ligado;
- Os aparelhos instalados nas áreas externas devem ter proteção contra o sol. Tenha cuidado para não bloquear a ventilação. Por fim, desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
Os aparelhos instalados nas áreas externas devem ter proteção contra o sol. Tenha cuidado para não bloquear a ventilação. Por fim, desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado;
No caso de geladeiras e freezers, é importante verificar se os aparelhos apresentam boa vedação. Verifique regularmente o estado das borrachas de vedação. Isso auxilia no desperdício de energia;
Água:
Sabemos que cada 100 litros de água tratada no Brasil, apenas 63% desta é utilizada, sendo que os outros 37% são desperdiçados. As perdas ocorrem devido à vazamento, ligações irregulares, falta de medição ou medição incorreta e roubos.
A média de consumo diário que a ONU recomenda é 110 litros por habitante/dia. Estudos apontam que essa quantidade é suficiente para suprir as necessidades básicas de uma pessoa. No Brasil, segundo dados do Instituto Trata Brasil o consumo médio por habitante é de 166,3 litros por habitante/dia. Obviamente, o percentual acima do necessário deve-se ao desperdício.
- Sempre Procure, tomar banhos mais curtos, entre 3 e 5 minutos. Além disso, hábitos como o de fechar a torneira enquanto se ensaboa;
- Procure lavar a calçada, carros e utensílios domésticos com o mínimo de água possível;
- Feche a torneira ao escovar os dentes, ao se barbear, ao lavar a louça, etc.
Sim, esses pequenos hábitos podem realmente ajudar e muito!
Essas Iniciativas sobre o Consumo Consciente, ajudam a melhorar o seu bem estar e o bem estar do próximo.
Confira mais algumas dicas no site: https://www.gov.br/pt-br/campanhas/consumo-consciente
Para mais dicas pesquise em nosso acervo https://omaringa.com.br/?s=