Criminosos estão utilizando identidade visual de empresas conhecidas e bem avaliadas para aplicar golpe pela internet. A ação se dá por meio de ofertas falsas, os compradores são atraídos para sites fraudulentos, em que efetuam compras e nunca recebem o produto. Geralmente, as vítimas são atraídas por promoções com valores irrisórios, sendo este um dos principais indicativos de golpe.
Neste tipo de crime, os criminosos realizam anúncios falsos em sites de vendas ou Marketplace, oferecendo produtos por valor muito abaixo do mercado. Em alguns casos, os indivíduos ainda utilizam o nome a identidade visual de empresas conhecidas e com boas avaliações, dificultando ainda mais a identificação da fraude. O crime se concretiza com pagamento feito por meio de PIX ou boleto, mas nunca recebe o produto.
Por isso, o Procon Sarandi, orienta por meio de ações e alerta para esse tipo de golpe utilizado, após receber denúncias. O coordenador do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, diz que a melhor opção é sempre checar as informações do vendedor antes de efetuar a compra. “Jamais clique em links suspeitos, ou efetue compras, principalmente em PIX e boleto, em sites sem antes verificar a procedência. Checar dados como CNPJ, ou até mesmo a avaliação de outros compradores é um passo importante para uma compra segura”.
Se a pessoa cair no golpe a orientação é que seja aberto boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Em seguida, procure o Procon para orientações sobre como proceder e, caso possível, recupere o valor perdido. Além disso, caso a compra seja efetuada por meio de cartão de crédito, é importante comunicar imediatamente à operadora para tentativa de cancelamento da compra.