De uniforme novo, soldados mirins participam do Desfile da Pátria

O projeto criado em 2019 contribui para a formação do caráter dos jovens, promovendo a inclusão e melhorando a auto-estima

floresta soldado mirim 3

O novo uniforme do Projeto Soldado Mirim segue o padrão dos fardamentos de camuflagem do Exército

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Os 35 adolescentes que fazem parte do Projeto Soldado Mirim, desenvolvido pela prefeitura de Floresta, receberam novos uniformes e na terça-feira, 6, exibiram a nova indumentária durante o desfile cívico dos 200 anos da Independência do Brasil, no centro de Floresta.

O uniforme é composto por coturno, calça, gandola, cinto e boné, tudo rajado, como as tradicionais roupas de camuflagem usadas pelos exércitos de diversos países. Mas, além deste uniforme para apresentações, os soldados contam com outro para exercícios e treinamentos.

A passagem do pelotão dos soldados mirins arrancou aplausos de pessoas que assistiam à parada, principalmente dos orgulhosos familiares. Segundo um dos idealizadores e coordenador do projeto, sargento PM Elias Ferreira da Silva, o desfile da Pátria serviu para mostrar o pelotão e a disciplina dos meninos e meninas, mas foi importante também como ensaio para a apresentação que os soldados mirins farão no dia 15 de novembro, data do aniversário de Floresta.

“O Projeto Soldado Mirim é de responsabilidade do Departamento de Segurança, na pessoa do Sargento Elias e sua equipe, e da Secretaria de Educação e Cultura”, diz o prefeito Ademir Luiz Maciel, o Dê (PSD), destacando que entre os principais objetivos da iniciativa estão o exercício da cidadania, da hierarquia, a disciplina, além da prática de esporte, música e participação em campanhas de fundo social.

A secretária da Educação, Selma Manzano Girotto, diz que as atividades desenvolvidas no projeto contribuem para promover a inclusão social e melhorar a auto-estima dos jovens, que acabam servindo de espelho para a juventude florestense.

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile