No dia 19 de maio é comemorado o Dia Nacional do Defensor Público. A data foi escolhida para homenagear o falecimento de Santo Ivo (Ivo Hélory de Kermantín), em 19 de maio de 1303, na França. Ele que dedicou a vida ao exercício da advocacia, defendendo a população mais carente e assim instituindo a justiça gratuita.
De acordo com Paulo André de Souza, Coordenador do curso de direito da Unicesumar, este dia é muito importante. “Marca a batalha dos defensores públicos na defesa dos direitos da população carente, porém faltam defensores públicos em Maringá”, diz. Atualmente existem apenas quatro defensores para atendimento nas áreas de Execução Penal, Família e Infância.
O acesso à educação, saúde, moradia, segurança, lazer e demais garantias sociais é fundamental para todos e a atuação do defensor público é de suma importância para assegurar o cumprimento de todos os direitos, em defesa da igualdade e cidadania. “Um dos principais pontos de discussão é em torno de como tornar o acesso à justiça uma realidade e sem esses profissionais isso definitivamente não poderia ser alcançado”, afirma Isabela Ferrareze Mandadori, estagiária do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Maringá.
O atendimento jurídico gratuito em Maringá é oferecido pela Defensoria Pública Municipal, Universidade Estadual e faculdades particulares, mas devido à pandemia estão com atendimento remoto e orientações por telefone.