O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) abriu nesta quarta-feira (28) os envelopes com as propostas das duas licitações solicitando projetos de engenharia para restauração e ampliação da capacidade da PR-317, entre Iguaraçu e a divisa com São Paulo, na região Noroeste do Estado. O trecho possui 70,13 quilômetros de extensão.
Oito consórcios e três empresas enviaram propostas para as licitações que foram divididas em lote 01 e 02, sendo que o lote 01 vai da ponte sobre o Rio Paranapanema até Nossa Senhora das Graças e o lote 02 vai de Nossa Senhora das Graças até Iguaraçu.
O orçamento para o lote 01 é de aproximadamente R$ 3,2 milhões e de R$ 3,7 milhões para o lote 02, por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria com o (BID).
Projetos
O lote 01 possui um total de 34,24 quilômetros de extensão. O projeto inclui restauração do pavimento e da ampliação, contemplando a execução de interseções em desnível nos entroncamentos com a PR-340, acesso para Santo Inácio, e com a PR-463, acesso para Colorado, além da implantação de um Posto da Polícia Rodoviária Estadual em Santo Inácio.
Para o lote 02 o projeto incluirá interseções em desnível no acesso para Nossa Senhora das Graças, e nos entroncamentos com a PR-458, tanto no acesso para Lobato quanto no acesso principal para Santa Fé, com marginais em ambos os lados da rodovia no perímetro urbano desta última. A sua extensão é de 35,89 quilômetros. Serão analisados também melhorias na ponte sobre o Rio Bandeirantes e a necessidade de interseções em desnível no acesso secundário para Santa Fé e no entroncamento com a PR-550, acesso para Munhoz de Melo.
Os dois projetos também abrangem soluções como acostamentos, rótulas fechadas alongadas nas interseções em nível, regularização dos acessos, novos passeios e ciclovias ou faixas compartilhadas onde for aplicável.
Duplicação
O DER/PR está licitando também o projeto e execução da obra de duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, que possui um trecho de 21,82 quilômetros de extensão, com cinco quilômetros de vias marginais, três interseções em desnível, cinco retornos, duas passarelas e a duplicação da ponte sobre o Rio Pirapó.
Após a assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço, o prazo para execução da obra é de 720 dias (2 anos). Já os serviços no trecho podem ter início até os primeiros 180 dias, conforme os projetos, divididos em subtrechos, forem sendo aprovados.
A Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim) fez a doação do anteprojeto, que foi revisado pelo DER/PR para ser utilizado como base para a licitação do projeto de engenharia e da execução da duplicação.