Dia da pizza

Dia da pizza

Foto: divulgação

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Esse delicioso prato que já caiu no gosto dos brasileiros tem data especial para ser comemorado, dia 10 de julho.

Composto por uma massa crocante e uma mistura de ingredientes que resultam em diversos sabores, apreciados por uma legião de fãs, a pizza está presente nos encontros entre amigos, reuniões de família e em todos os momentos felizes, caindo bem em qualquer horário do dia.

Origem

Não se sabe ao certo qual país produziu a pizza primeiro. Muitos acreditam que foram os fenícios, no período antes de Cristo, quando acrescentavam cebola e carne em cima do pão. Outros dizem que foi a Grécia que criou a receita à base de farinha de trigo ou arroz. E os chineses, egípcios e muçulmanos também estão na disputa pela autoria da receita da pizza, desde o século XVI. Porém a única certeza que temos é de que em Nápoles, na Itália, foi produzida a primeira massa redonda.

Nessa mesma cidade, no dia 10 de julho de 1889, o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a pizza de Rafaelle Esposito com os seguintes ingredientes: muçarela, tomate e manjericão, que remetiam às cores da bandeira da Itália. A partir daí surgiu o famoso sabor Margherita e a pizza passou a ser conhecida mundialmente.

Brasil

Os imigrantes italianos trouxeram a receita para o Brasil por volta do século XIX, no entanto os brasileiros aperfeiçoaram o prato, com aquele toque a mais… E hoje você pode encontrar pizzas com vários formatos e espessuras diferentes. Tem a tradicional e também pizza de cone, estrela, coração, de metro, com massa fina e grossa e borda recheada. Não podemos esquecer as pizzas doces, que são atração entre as crianças e adultos também. Aqui no Brasil já é praticamente tradição, momento de comemoração acaba em pizza.

A assistente jurídico, Bianca Ferreira Xavier, disse que consome pizza pelo menos três vezes na semana. “Qualquer dia é bom pra pizza. Em casa comemoramos aniversário, dia dos namorados e até mesmo Natal com esse prato. Não tem como não amar!”, revela.

Em Maringá, a franquia Rede Leve Pizza (unidade da av. Mandacaru) inaugurou em 2010, com o segmento de pizzas pré-assadas. No ano de 2020 ela criou uma marca própria, passando a atuar com o nome de Pizzaria Quero Pizza. João Verri e a esposa Fernanda Verri são os proprietários do estabelecimento, com o atendimento nos caixas e a equipe também é composta por três auxiliares de cozinha. “Trabalhar com este segmento de pizzaria é muito bom e gratificante, pois nos dedicamos ao máximo para mantermos muita qualidade e bom atendimento para todos os nossos clientes”, disse o empresário João Verri. Ele nos conta que a Quero Pizza possui um cardápio com mais de 70 sabores que são montados na hora, com ingredientes frescos e selecionados.

E você já pensou como irá comemorar esse dia? Divida conosco a sua ideia, envie o seu texto e foto para o e-mail editor@omaringa.com.br ou para o nosso whatsapp (44) 3305-5461 e bom apetite!

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile