Dicas de Roberth

Levantando a bandeira afro time para um mundo sem violência e preconceito, o Dicas de Roberth te convida a desbravar este pequeno livro de grandes ensinamentos: Pequeno Manual Antirracista, da filósofa e ativista Djamila Ribeiro, nos coloca frente a frente com alguns de nossos maiores temores e uma triste realidade do Brasil e do mundo.

O livro é composto por dez breves lições a respeito da origem do racismo e como combatê-lo. Vencer o preconceito e a violência é dever de todos e quanto mais agirmos em prol do próximo melhor nosso mundo será. 

Uma questão muito importante que o livro nos mostra é que só vamos evoluir como sociedade quando deixarmos de acreditar na “força branca”. Reis e rainhas africanos se tornaram escravos em outros continentes, situação que a história tentou apagar – e eu, como homem branco, também me sinto um pouco responsável por essa “herança”. Djamila Ribeiro conseguiu abrir os olhos do leitor para essas e outras questões cruciais: não basta não sermos racistas – precisamos ser antirracistas.

Pequeno Manual Antirracista foi o ganhador do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ciências Humanas. A cerimônia virtual do evento foi apresentada pela jornalista Maju Coutinho, que durante a carreira foi alvo de comentários racistas. O reconhecimento ao livro de Djamila Ribeiro é também uma vitória contra o preconceito impregnado em nossa sociedade.

A obra é rápida, verdadeira e apresenta uma temática atual, combatendo o ódio e a violência com arte e pensamento crítico. Uma leitura muito boa para o cenário do “novo normal” que vem se desenhando nos últimos meses. 

 

Janeiro Branco

Nesta campanha que nos leva à reflexão sobre a saúde mental vale destacar a importância da leitura como prazer e fonte de informações para nosso cérebro. Espalhe saúde. Espalhe livros. Compartilhe leituras com seus amigos e não vamos deixar este mês passar em branco.

 

Africanidade

Somos afro time

Somos afro vida

Vamos afrontar a violência

Com tambores e margaridas

Somos afro time

Somos afro vida

Vamos afrontar a discórdia

Com gritos efusivos de paz e vitória

 

Roberth Fabris

 

Sair da versão mobile