Confira algumas dicas para o segundo dia do Enem

Confira algumas dicas para o segundo dia do Enem

Foto: Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Neste domingo (24), alunos de todo o Brasil fazem a segunda fase da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova terá duração de cinco horas, com questões de matemática e de ciências da natureza. O gabarito das provas será divulgado até o dia 27, e as notas finais, no dia 29 de março. Algumas recomendações podem auxiliar os estudantes nessa segunda etapa. A primeira dica é para conhecer as regras do exame e estar concentrado no que pode e o que não pode levar no dia da prova. Por causa da covid-19, o Enem terá normas exclusivas de biossegurança.

Desta vez, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, objetos obrigatórios como também nas provas antecedentes, a máscara de proteção passa compor a lista.

É aconselhado que os estudantes levem máscaras adicionais para trocar no decorrer do exame. Nos lugares da prova, existirá álcool em gel para que os alunos higienizem as mãos,  porém é autorizado que os participantes levem o próprio produto caso queiram.

Os participantes podem também podem levar a própria água, bebidas que não sejam alcóolicas e lanche. Dessa forma, quem precisar confirmar que está participando do exame, os estudantes podem, na página do participante, imprimir a declaração de comparecimento para cada dia da prova, dizendo o CPF e a senha.

A declaração deve ser mostrada ao aplicador na porta da sala antes do início do exame. Ela serve para justificar a ausência no trabalho.

Recomendações

Vale ressaltar que os alunos que apresentarem sintomas de coronavírus ou de outra doença infectocontagiosa, não devem comparecer a prova, mesmo que tenham participado do primeiro dia de aplicação. A medida é fundamental para que o vírus não se espalhe e mais pessoas sejam contaminadas.

Nessas situações, os candidatos poderão fazer a prova na data de reaplicação, nos dias 23 e 24 de fevereiro. Com isso, poderão fazer o pedido na página do participante, até às 12h deste sábado (23) ou a partir de segunda-feira (25).

Esta edição do Enem tem algumas novidades em relação à acessibilidade, como leitor de tela, redação em braile e correção especial das provas de participantes autistas e surdocegos estão entre elas, além de outras medidas adotadas pelo exame no decorrer dos anos, como videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e provas com textos e imagens ampliados.

 

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile