Utilizado por forças de segurança de elite mundial, dois novos drones foram adquiridos e estão sendo utilizados para ajudar na segurança dos banhistas no litoral paranaense. Foram investidos R$ 650 mil pelo Governo do Estado, na aquisição dos drones de alta tecnologia, modelos DJI Matrice 350 RTK.
Segundo o capitão Jackson Alexandre Machado, que preside a Câmara Técnica de Operação Bombeiro Militar com Aeronaves Remotamente Pilotadas do CBMPR, trata-se do modelo mais moderno atualmente. “Temos hoje a melhor aeronave disponível para esse tipo de situação com a melhor câmera do mercado. Poucos estados brasileiros têm um equipamento desse nível”, destaca.
Os drones são equipados com câmeras com zoom de alta definição e visão termal, cujas imagens são transmitidas em tempo real para o posto de comando, além de contarem com alto-falantes, holofotes e hélices mais robustas. As hélices maiores garantem mais estabilidade com menos gasto de bateria, com 55 minutos de autonomia de voo, sendo também menos suscetíveis ao vento forte e podendo ser usados inclusive na chuva. Os holofotes instalados nos equipamentos mais novos facilitam a localização de banhistas em situação de perigo, enquanto as câmeras termais permitem buscas noturnas.
Os alto-falantes instalados nos drones são utilizados para a emissão de alertas em tempo real ou previamente gravados aos banhistas, como estarem se banhando em locais inapropriados ou que apresentem situações específicas de perigo naquele momento. Também podem transmitir mensagens a pessoas desaparecidas, no mar ou em matas fechadas, durante sobrevoos de reconhecimento, avisando que as equipes de resgate estão em ação.
Agora, os profissionais, que passaram por curso e que já contavam com outros dois equipamentos de monitoramento, podem garantir ainda mais, a proteção da população nas praias durante o verão, com os melhores drones que existem.
Devido à legislação vigente e para evitar que os drones entrem no espaço aéreo de aeronaves tripuladas, incluindo os helicópteros utilizados pelas forças de segurança do Paraná, os drones voam a uma altura máxima de 400 pés, algo em torno de 121 metros.