Empresários do Paraná já podem se inscrever até o final de agosto no programa Fature+, que visa apoiar a retomada econômica no Paraná, ao preparar a inserção das empresas do comércio e turismo no mundo digital, desenvolvido pelo Sebrae/PR e a Fecomércio PR. O programa, que visa estimular os empreendedores do comércio e do turismo a criarem um novo canal de vendas para aumentar faturamento, já apresenta resultados importantes para os empresários participantes que vão de melhorias nas ferramentas de comunicação e vendas online até uma gestão financeira mais efetiva.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, a estruturação de um canal de vendas pode transformar a realidade de empresas que têm sido muito afetadas pela pandemia.
“Com a criação desse novo canal de vendas, as empresas atingem novos mercados e com isso consegue novos clientes e um aumento do faturamento. Com o programa, os pequenos negócios podem aumentar o estágio de inovação, pois com a atuação digital eles ficam mais atentos às mudanças, melhoram sua gestão e se tornam mais competitivos”, explica.
Carla Mikolaiewski, de Curitiba, é a criadora de uma empresa que comercializa infusões especiais de erva-mate desde 2018, e utilizou o programa para intensificar sua presença no ambiente digital e retomar as vendas prejudicadas pela pandemia. Segundo ela, o curso tem sido muito importante para a empresa e não apenas para as estratégias digitais.
“Mesmo com o curso ainda em andamento já tenho buscado trabalhar melhor no Instagram, remodelar a minha loja digital integrada e pensar em estratégias como o funil de vendas. Mas também estou aprendendo a organizar até mesmo o balanço financeiro, que é algo essencial para o momento. O curso me proporcionou muitos insights e acredito que já estou mais preparada para o negócio”, explica ela.
O empreendedor Paulo Cezar Oliveira, que possui duas unidades físicas no ramo de calçados em Curitiba, tem o projeto de abrir a própria loja virtual. Ele explica que a principal dificuldade foi realizar o delivery de produtos e continuar vendendo de portas fechadas. Apesar da melhora nas vendas, Paulo acredita que é muito importante ter uma presença digital para o momento. O empresário relata que o principal mérito da iniciativa é ofertar conteúdos de utilidade com aplicação prática.
“A capacitação nos ajuda com as estratégias de presença digital e com dicas para colocar esse trabalho em prática, especialmente, com exemplos de ferramentas focadas para a execução dessas tarefas. Já estamos utilizando o WhatsApp para envio das novidades e contato com os clientes, além de apps para a produção de artes e aprimoramento da parte visual. Também estamos nos aprimorando na questão financeira e acredito que até o final do curso ainda vamos evoluir muito”, destaca.
O Fature+ disponibilza cursos online com 11 temas, videoaulas, e-books, cases de sucesso, mentorias com especialistas, seis MasterClass, tutoriais, utilização de ferramentas, interação no fórum e parcerias com marketplaces nacionais. Os interessados podem acessar o site do Fature+ e fazer a inscrição.