A prova do Enem de 2020 será feita nesta terça-feira (23) e nesta quarta-feira (24), para quem enfrentou problemas devido ao aumento da pandemia da covid-19 ou para aqueles que não conseguiram fazer o exame por conta de sintomas de coronavírus ou de outra doença infectocontagiosa.
O Enem 2020 regular ocorreu entre os dias 17 e 24 de janeiro na dimensão impressa, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Desta vez, será aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que abrange privação de liberdade).
No mesmo dia, as provas serão reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram as solicitações aceitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Reaplicação
Aguardada no edital, a reaplicação do Enem pode ser solicitada por participantes que se sentiram afetados por causa de algum problema logístico, como falta de luz no local de prova, por exemplo. Neste ano, em razão da pandemia, puderam também solicitar a reaplicação os participantes que apresentaram sintomas de coronavírus ou de outra doença infectocontagiosa.
Também em virtude da pandemia, a aplicação do Enem regular foi suspensa no estado do Amazonas, onde mais de 160 mil alunos fariam a prova, em Rolim de Moura (RO), onde estavam inscritos 2.863 e em Espigão D’Oeste (RO), com 969. Esses participantes poderão fazer o Enem também na data da reaplicação.
Os horários de aplicação serão os mesmos do Enem regular. Os portões abrem às 11h30 e fecham às 13h. A prova tem início às 13h30. No primeiro dia, os participantes farão a redação e as provas objetivas de linguagens e ciências humanas. O tempo de duração é de 5h30. No segundo dia, terão cinco horas para solucionar as questões de matemática e ciências da natureza.
Orientação
Desde a última sexta-feira (19), está disponível o cartão de confirmação com os lugares de prova da reaplicação do Enem 2020 na Página do Participante. No cartão também inclui o número de inscrição, data, hora das provas, escolha de língua estrangeira e auxílio particular ou tratamento por nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Embora que não seja obrigatório, o Inep orienta que os participantes imprimam o cartão de confirmação e levem nos dias do exame.
Os resultados finais, tanto do Enem digital quanto do Enem impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.
As notas do Enem poderão ser usadas para entrar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).