Enem digital contabiliza 68,1% de ausências no primeiro dia de aplicação

Enem digital contabiliza 68,1% ausências no primeiro dia de aplicação

Foto: Agência Brasil

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

O Enem Digital  contabilizou a ausência de 68,1% dos 93 mil candidatos inscritos, no primeiro dia de aplicação. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na íntegra, 29.704 candidatos fizeram as provas.

Para o  presidente do Inep, Alexandre Lopes,  os alunos faltaram sobretudo, devido à pandemia. “O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso. A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer as provas”, diz.

No total,  até o instante, 174 participantes pediram para realizar da reaplicação. Desses pedidos, 118 foram aceitos pelo Inep. O pedido deve ser feito pela Página do Participante , sendo que o prazo ainda será  determinado. Mais 70 candidatos foram eliminados por descumprirem as regras do exame.

De acordo com Lopes, o exame determina  o começo de transformações não apenas no próprio Enem, que deverá se tornar totalmente digital até 2026, como nas demais avaliações do Inep, que deverão também passar a ser feitas no formato digital. “Agora em 2021 a gente fez uma grande mudança, começando uma nova jornada, que é o começo da digitalização das avaliações e dos exames feitos pelo Inep. O primeiro a ser escolhido foi justamente o Enem.”

Falhas técnicas

Neste domingo, participantes contaram sobre atrasos no início da aplicação das provas por falhas técnicas ou mesmo impedimento na realização do exame. Conforme o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, isso ocorreu por conta de  contratempos de um dos servidores na transmissão das provas para os computadores. Os exames foram enviados neste domingo, pela internet, pelas máquinas previamente cadastradas para o Enem.

A transmissão atrasou, segundo o diretor, até as 1h30. “Gostaríamos que todos tivessem começado as provas às 13h30. Não foi possível. Alguns participantes, pelo tempo, foram embora e terão direito à reaplicação.”

O presidente do Inep ressalta que aqueles que não conseguiram fazer a prova ontem,  poderão fazer no próximo domingo (7) e pedir para fazer apenas o primeiro dia do exame na data da reaplicação. “Tivemos alguns problemas? Tivemos, mas todo processo novo, inédito, está sujeito a obstáculos, empecilhos”, diz.

 

 

Clique aqui e receba notícias pelo WhatsApp

Clique aqui e receba as principais notícias do dia

Sair da versão mobile